Na manhã deste sábado (27), uma grande simulação de acidente envolvendo múltiplas vítimas foi realizada na Avenida Arapongas. A ação marcou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito na cidade e reuniu diversas forças de segurança, resgate e instituições de ensino, além de contar com apoio de empresas privadas.
O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, destacou a importância do evento para conscientizar a população:
“Na verdade é pra fechar a Semana Nacional do Trânsito, que iniciou no dia 18 com a abertura no Cine Mauá. Depois de várias campanhas que foram feitas durante a semana, nós fechamos aqui no dia 27. Fizemos questão de estender até o final de semana, para realizar esse grande simulado de um acidente envolvendo várias vítimas, com a participação do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Bombeiros, SAMU, alunos da Universidade Anhanguera, alunos do HONPAR, curso de Enfermagem. O objetivo é mostrar que os acidentes ainda matam no Brasil. Hoje morrem, em média, mais de 90 pessoas por dia, ou seja, mais de 30 a 40 mil por ano. As pessoas têm que respeitar a legislação de trânsito. Cerca de 94% dos acidentes são causados por falha humana, por descumprimento de regras. Então precisamos conscientizar para diminuir acidentes e mortes. A fiscalização acontece o ano todo, todos os dias, 24 horas. O Maio Amarelo e a Semana Nacional chamam atenção, mas o trabalho de prevenção é diário, para salvar vidas.”
O diretor da 17ª Ciretran, Diego, representando o Detran, falou sobre a participação ativa do órgão:
“Tivemos uma participação já desde a organização do evento e durante toda a semana com várias ações de educação aliadas à diversão. Fizemos atividades como a simulação da morte nos bares com o uso do bafômetro, além de uma blitz educativa que teve grande interação da população. Hoje encerramos com chave de ouro com todos os órgãos de salvamento, de forma bem realista, mostrando a realidade no salvamento de vidas no trânsito. O Detran é um órgão que previne. Nosso foco é prevenir acidentes e zerar mortes no trânsito. Desde Curitiba até aqui em Arapongas, o trabalho é voltado para salvar vidas.”
Representando o SAMU, o socorrista Rogério Fernandes ressaltou a relevância do treinamento:
“Nós trabalhamos com uma equipe avançada, duas equipes básicas e a central de regulação, com médicos, socorristas e enfermagem. Todos que atuaram estavam de folga, para não prejudicar o serviço. Nossa contribuição foi o gerenciamento das vítimas e o encaminhamento delas para o hospital, como seria em uma situação real. Esse tipo de simulação é muito importante, porque acidentes com múltiplas vítimas não são rotina. Treinar evita fragilidades no atendimento. Quanto mais praticamos, melhor nos tornamos.”
O Tenente Brito, do Corpo de Bombeiros, detalhou as etapas do trabalho da corporação:
“A simulação foi dividida em seis etapas: verificação de riscos, estabilização do veículo, abertura de acesso, atendimento inicial à vítima, criação de espaço e extração final. Em cada fase buscamos garantir a segurança e evitar maiores danos. Tivemos ainda um veículo em chamas, que fez parte do simulado. Esse trabalho conjunto com PM, Guarda Municipal e SAMU é essencial, porque no dia a dia atuamos lado a lado em ocorrências reais. Esse alinhamento fortalece a atuação e garante um atendimento 100% eficaz à população.”
Já a representante do Grupo Condor, Ariele Xavier, patrocinador oficial do evento, destacou o papel da empresa na conscientização:
“Nós somos do Grupo Condor, patrocinador oficial da causa. Para nós, a vida é o bem mais importante. Poder trazer essa conscientização à cidade é benéfico para a população e para a corretora. Nosso objetivo é sempre resguardar vidas e apoiar causas como esta, junto às forças de segurança. Às vezes, cinco minutos fazem diferença. O importante é chegar, e chegar com segurança.”
A simulação atraiu a atenção da comunidade e reforçou a importância da união entre poder público, forças de segurança, saúde e iniciativa privada na prevenção de acidentes e na construção de um trânsito mais seguro.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38