Imagem por: Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), realizou nesta quarta-feira (24), o V Simpósio de Cultura de Paz e Promoção da Saúde: Paz, como se faz? Diálogos, reflexões e práticas.

O evento, transmitido pelo canal da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) teve como objetivo fortalecer ações intersetoriais de prevenção das violências e promoção da cultura de paz, reconhecendo a violência como um grave problema de saúde pública. Além disso, buscou divulgar práticas e experiências exitosas já realizadas nesaa área.

Profissionais e gestores da Rede de Atenção à Saúde, estudantes de ensino superior e integrantes de núcleos municipais e acadêmicos que atuam na prevenção das violências e na promoção da saúde participaram da iniciativa, totalizando mais de 200 pessoas.

O V Simpósio, promovido pelo Núcleo Estadual Intersetorial de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde e da Cultura de Paz (Núcleo de Paz/PR), integra as ações do Plano Estadual de Saúde (2024–2027) e do Plano Estadual de Ações Estratégicas para Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (2023– 2030). Ele também está alinhado às diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU).

“Reforçamos esse compromisso coletivo de enfrentar as violências, reconhecidas como um grave problema de saúde pública, e de valorizar experiências que fortalecem o convívio pacífico. Nosso desafio é permanente e iniciativas como essa são fundamentais para ampliar diálogos, integrar setores e consolidar políticas públicas que coloquem a vida, o respeito e a paz no centro das nossas ações”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Desde 2021, o Núcleo realiza simpósios em alusão ao Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro e a Semana Estadual da Paz, instituída pela Lei Estadual nº 14.357/2004.

O primeiro simpósio abordou a relação do tema com a promoção da mobilidade segura e sustentável, o segundo aprofundou a relação da prevenção das violências com o campo da saúde, o terceiro tratou da relação com os direitos humanos e desenvolvimento integral e o quarto focou no tema “Ampliando Caminhos e Construindo Diálogos”.

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: