Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

Neste sábado (20), a Praça Rui Barbosa, em Apucarana, foi local de uma mobilização especial em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A ação “Apucarana Mais Acessível e Inclusiva” foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com apoio da Prefeitura de Apucarana, reunindo diversas entidades, famílias e autoridades.

O evento buscou reforçar a importância da conscientização e do respeito, trazendo à população atividades educativas, culturais e de valorização da pessoa com deficiência.

A diretora da APAE de Apucarana, Isabel Ortega, destacou a importância da data e do evento voltado à inclusão:

**“Hoje é um dia bastante especial, porque cada pessoa, dentro da sua deficiência, traz o seu potencial e mostra o seu trabalho. Essas apresentações são muito importantes para conscientizar a comunidade sobre o valor e as capacidades que cada um tem. É um dia significativo para todos nós, para lembrarmos que, embora exista a deficiência, também existe o potencial.

Os desafios são constantes, enfrentados todos os dias. Essa data não deve ser lembrada apenas no calendário ou em documentos, mas sim ao longo de todo o ano. Hoje é um dia específico de mobilização, mas a deficiência faz parte do cotidiano. A cada dia surge um novo desafio, não há rotina para a pessoa com deficiência. Todo dia é uma luta diferente, um obstáculo a ser superado.”**

A representante da Associação de Amigos do Autista (AMA), Maria Honorato, destacou o papel fundamental da união das entidades:

**“Essa apresentação, ela é importante porque a gente está fazendo um trabalho de conscientização com relação às deficiências. Então aqui hoje a gente está com todas as entidades que trabalham com deficiências, a AMA, a ADEFIAP, Instituto do Cego, Download, então todas as entidades que trabalham com as pessoas com deficiência na nossa cidade estão aqui hoje representadas e fazendo o seu trabalho. A importância desse evento é para a sociedade se conscientizar que tem que estar viabilizando as pessoas com deficiência, porque o deficiente, desde pequeno até pessoas idosas são deficientes. Então, gente, o nosso trabalho é esse, de conscientização e de as pessoas entenderem e colaborarem com os deficientes.

Hoje, amanhã, dia 21, é o dia mundial de conscientização dos deficientes. Inclusive, a gente vai ter uma missa às 10 horas aqui na Catedral, alusiva também a esse tema das pessoas com deficiências.

Com certeza, 365 dias por ano a gente está trabalhando com as pessoas com deficiência. Nós, no caso, com os autistas, né, que a gente tem 100 crianças em atendimento lá na nossa associação. Então é um trabalho bem gratificante, mas é árduo. A gente trabalha diariamente com as crianças, ajudando as famílias no sentido de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em todos os sentidos.”**

O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Danylo Acioli, também acompanhou o evento e ressaltou a importância do debate sobre igualdade e respeito:

**“É uma alegria poder falar com todo mundo que acompanha a RTV, Canal 38, dizer que nós viemos aqui prestigiar um evento que trata sobre respeito à diversidade, que trata sobre igualdade, tratar as pessoas da maneira que elas precisam ser tratadas, levar dignidade, cuidar, em especial também das pessoas com TEA, que estão aqui, a AMA, fazendo um grande trabalho, e dizer que nós precisamos cuidar e ampliar essa discussão.

Cuidar não só das pessoas com deficiência, das pessoas com espectro autista, mas também da rede de apoio. Cuidar das famílias, porque muitas vezes as famílias precisam de apoio e não têm. Nós temos esse olhar, precisamos cuidar, precisamos tratar desse assunto.

Contem com o nosso mandato, nos sigam lá na rede social Danylo Acioli, e nós vamos trabalhar pela necessidade da nossa população. Deus abençoe.”**

A secretária municipal de Assistência Social, Fabiola Carreiro, reforçou que a inclusão vai além da acessibilidade e precisa estar presente em todos os espaços:

**“Um momento importante. Nós temos o dia 21 de setembro, que é o dia de luta da pessoa com deficiência, um dia de conscientização. E hoje é um dia de mobilização social. As pessoas precisam conhecer o que é inclusão, que ela vai além da acessibilidade. A inclusão tem que estar em todos os espaços públicos e privados.

É importante que as pessoas venham para a praça, vejam as atividades. As organizações da sociedade civil estão aqui demonstrando o quanto é bonito esse trabalho, o quanto existe esse trabalho sim no nosso município.

Nós vamos continuar. E contem com a gente no que precisar. É uma luta constante, não só minha, é uma luta do município, do prefeito Rodolfo Mota, que apoia e incentiva essas atividades, e vamos continuar.

Esse é o trabalho também da assistência: fazer esse fortalecimento de vínculo familiar, para que as pessoas tenham essa conscientização. Mas mais do que consciência, é sermos também um apoio, uma forma de que as pessoas conheçam e saibam como lidar com essas vulnerabilidades e onde buscar ajuda. Então busquem, perguntem, questionem. Nós ficamos ali de portas abertas.”**

O evento reforçou a mensagem de que a inclusão começa pelo respeito, celebrando a luta das pessoas com deficiência e chamando a sociedade a se engajar diariamente nessa causa.

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: