A Guarda Municipal de Arapongas registrou diversas ocorrências nesta quinta-feira (18), envolvendo ações preventivas, fiscalizações de trânsito, operações conjuntas de segurança pública e atendimento a violência doméstica.
Interdição de Via e Segurança em Evento
📍 Rua Uirapuru – Centro
⏰ 07h00
Atendendo ordem de serviço, equipes da Rádio Patrulha (RPA) da GM realizaram patrulhamento preventivo e interditaram a entrada do Cine Mauá para garantir a segurança de funcionários, professores, autoridades e alunos durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito e Mobilidade Urbana. A ação ocorreu sem alterações.
Abordagem e Fiscalização de Trânsito
📍 Rua Patativa Chorona – Jardim San Rafael
⏰ 15h15
Durante patrulhamento, a equipe abordou uma caminhonete VW/Amarok branca, cujo último licenciamento datava de 2022. O condutor, não possuía CNH vencida desde junho de 2025, e o passageiro, não era habilitado.
Após orientação, o motorista quitou os débitos via internet banking, regularizando a situação. Como o passageiro não possuía habilitação, um terceiro condutor habilitado, assumiu o veículo. Foram lavradas as autuações cabíveis e os envolvidos liberados.
Operação Sinergia III
📍 Avenida Arapongas – Centro
⏰ 17h00
A cidade sediou a Operação Sinergia III, com a participação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Pela PM, atuaram os grupamentos do Canil, RPA, ROTAM e Oficiais de Área. Já pela GM, participaram equipes da ROMU, Reforço e Comando Operacional.
As ações incluíram bloqueios, blitz, saturação em áreas de maior incidência criminal e pontos base ostensivos em locais estratégicos. A operação transcorreu sem intercorrências relevantes, reforçando a sensação de segurança da população.
Violência Doméstica / Ameaça
📍 Rua Cancroma – Vila Brasil
⏰ 19h10
Uma mulher, acionou a GM relatando ter sido ameaçada pelo convivente. Apesar de possuir medida protetiva, a vítima havia retomado o relacionamento após o acusado deixar a prisão.
Na data, após pedir a separação, o homem passou a ameaçá-la de morte, além de afirmar que também mataria sua filha grávida e, em seguida, tiraria a própria vida.
Com medo, a vítima deixou a residência e buscou apoio na casa de uma amiga. O suspeito foi localizado na residência com apoio da equipe ROMU e encaminhado à 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas. Ele acatou as ordens da equipe, não sendo necessário o uso de algemas.