Na madrugada desta quinta-feira (18), por volta das 00h30, uma ação integrada entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) da Polícia Militar do Paraná e o NEPOM da Polícia Federal, durante a Operação Sinergia III e a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, resultou na apreensão de 3.231 quilos de maconha escondidos em um fundo falso de um caminhão-baú na cidade de Palotina, oeste do Paraná.
Após denúncia anônima, equipes se deslocaram até o pátio de um posto de combustíveis, onde localizaram o veículo, um caminhão DAF/XF105 prata. O motorista, de 46 anos, foi abordado e apresentou nervosismo, além de contradições durante a entrevista. Apesar de o compartimento de carga aparentar estar vazio, os policiais suspeitaram do comportamento do condutor e realizaram uma vistoria detalhada.
Na inspeção, foram encontrados sinais de alteração na estrutura da carreta, como parafusos manuseados recentemente e aplicação de vedante novo. Ao removerem a estrutura, os agentes localizaram um fundo falso que escondia a droga. O motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado, junto com o caminhão e a carga ilícita, para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra. O prejuízo estimado ao crime ultrapassa R$ 6 milhões.
O comandante do BPFRON, major Prado, destacou a importância da ação conjunta:
— Esta ocorrência iniciou ao amanhecer desta quinta-feira, na cidade de Palotina, onde foi abordado este caminhão-baú que aparentava ser um compartimento de câmara fria. Ao ser revistado, aparentemente, de imediato, não foi percebido nenhum ilícito na carroceria. Porém, ao se vistoriar com mais atenção, com a expertise policial e atenção a alguns detalhes, notou-se a possibilidade da existência de um fundo falso. E com este foco, os policiais acabaram encontrando uma grande quantidade de droga, mais de três toneladas de maconha que foram apreendidas.
— É possível afirmarmos que se trata de uma ação criminosa planejada. Os criminosos utilizaram uma estratégia para homiziar essa droga, visando ludibriar a fiscalização policial. Essa ação foi realizada de forma integrada, onde policiais da Polícia Militar do Paraná, através do BPFRON, em conjunto com a Polícia Federal de Guaíra, realizaram a abordagem e a consequente apreensão da droga, do caminhão e também a prisão do indivíduo que estava atento na condição de motorista.
— Essa é uma demonstração clara de que, por mais que os criminosos tentem homiziar seus ilícitos, as forças de segurança, quando agem com o compartilhamento de informações, de recursos e a junção de efetivos preparados e dedicados, tornam as ações muito mais eficientes. Para se ter uma ideia, a quantidade de droga apreendida só nessa ação é capaz de gerar cerca de 3 milhões de doses. São 3 milhões de baseados de maconha que foram retirados de circulação.
— Isso nos faz refletir o quanto é importante essa contenção de ilícitos na região de fronteiras e divisas do Estado, porque é o nítido controle de acesso feito pelas forças de segurança, contendo os crimes aqui e neutralizando ações criminosas. Essa atuação garante muito mais tranquilidade não só àqueles que vivem na fronteira, mas também ao interior do estado e às demais regiões do país, concluiu o major Prado.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38