Apucarana está recebendo nesta semana mais uma etapa da Operação Sinergia III, uma ação conjunta que reúne forças de segurança em todo o Paraná. A mobilização envolve a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, com foco na prevenção, repressão ao crime e reforço da sensação de segurança da população.
O delegado André Garcia, da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, destacou a importância da atuação integrada:
**“Exatamente, Operação Sinergia, mais uma fase desenvolvida em todo o estado do Paraná de forma coordenada com as forças de segurança. Aqui em Apucarana contamos com a presença dos policiais militares do 10º Batalhão, dos policiais civis da 17ª Subdivisão de Polícia Civil e a Guarda Municipal. É uma demonstração de força que visa garantir a segurança da população apucaranense e mostrar que aqui o crime não tem vez.
A informação é o substrato principal do trabalho policial. E a informação, invariavelmente, vem da população. Vem da população que nos traz aquilo que fica sabendo no bairro onde mora, no trabalho, enfim. Como eu digo, principalmente no campo da investigação policial, quem trabalha com a investigação sabe a importância da informação e da denúncia.
Veja bem, a Polícia Militar, por exemplo, mantém ininterruptamente equipes na rua, fazendo o trabalho ostensivo de Polícia Administrativa. Invariavelmente, eles angariam diversas informações no atendimento dessas ocorrências e essas informações estão substanciadas no boletim de ocorrência, porque o boletim de ocorrência é lavrado já com base nesse tipo de escopo. Não é apenas o registro de uma ocorrência, mas sim a formalização, a documentação de uma denúncia, de um fato que pode servir de base à investigação policial.
Essa operação terá três dias. Até o final de semana estaremos demonstrando toda a nossa força para a população de Apucarana. Como eu disse, a força que protege e a força que coíbe. E o trabalho acontece em toda a área da 17ª Subdivisão de Polícia Civil”**, concluiu o delegado André Garcia.
O Aspirante a Oficial Rech, da Polícia Militar, reforçou a atuação integrada e preventiva:
**“A Polícia Militar, em conjunto com as demais forças de segurança aqui do Paraná, está desencadeando hoje mais uma Operação Sinergia, terceira fase no Estado. O objetivo vai ser fazer algumas blitz, saturações nos bairros, objetivando diminuir o índice de crimes de trânsito, tráfico de drogas, furtos, roubos, e fazer uma presença policial também para o nosso policiamento preventivo ostensivo.
As outras fases da operação têm tido resultado, com números de apreensões e diminuição do nível de criminalidade durante as fases. Então, como um trabalho de sucesso, e o nome Sinergia já diz, em colaboração com as demais forças, têm sido mantidas as fases da operação.
Hoje nós temos várias equipes policiais que estão atuando até mais ou menos meia-noite, entrando pela madrugada, objetivando realizar blitz de trânsito e saturar bairros mais problemáticos, onde os índices de furtos, roubos e até homicídios na cidade são mais alarmantes.
As equipes, a cada operação, geram números, dados. A população também, passando informações, gera elementos que muitas vezes parecem se perder, mas são analisados e culminam, por exemplo, na operação que aconteceu ontem, em parceria da Polícia Civil com a Polícia Militar, com diversas apreensões, cumprimento de mandados, drogas, armas e pessoas sendo apreendidas.
A população pode estar fazendo as denúncias via 190. Observando algum crime em flagrante, a polícia pode estar atuando e encaminhando à Delegacia. E mesmo que não esteja em flagrante, as informações são úteis para a Polícia Militar poder planejar operações em parceria com a Polícia Civil e, lembrando, hoje também em parceria com a Guarda na operação, poder realizar ações que resultem em apreensões e diminuição da criminalidade”**, concluiu o Aspirante Rech.
O comandante da Guarda Civil Municipal de Apucarana, Pablo Rocha, destacou os resultados alcançados com a integração das forças de segurança:
**“A Guarda Civil Municipal realizando esse trabalho na cidade, um trabalho muito importante com as outras forças de segurança pública, as forças integradas aqui na nossa cidade. Dá resultado. A Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar e a Polícia Civil, realizou esse trabalho durante esses nove meses e resultou em várias apreensões. Reduzimos, conseguimos reduzir também o índice de homicídios aqui na nossa cidade. No ano passado nós tivemos 27 homicídios e agora, neste ano, quatro homicídios.
Isso fortalece a segurança pública, essa integração com as forças e a Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar e a Polícia Civil, fazendo esse trabalho nos bairros da nossa cidade, trazendo mais segurança para a população.
A Guarda Municipal armada pode dar uma resposta mais rápida para a sociedade. Antigamente, a gente ficava um pouco mais restrito a ocorrências, principalmente de roubo à mão armada. Hoje, não. Hoje a Guarda Municipal armada pode dar uma resposta muito mais rápida ao cidadão e muitas vezes inibir um assalto a uma família, evitando que essas pessoas fiquem reféns da criminalidade na nossa cidade.
Nós temos o telefone 153, que já funciona há longa data. A Guarda Municipal está 24 horas à disposição da população de Apucarana”**, concluiu Pablo Rocha.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38