Na manhã desta segunda-feira (15), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana, inaugurou na Praça 28 de Janeiro o Parque PCD, um espaço pensado para inclusão de todos. A ação faz parte do projeto “Apucarana Mais Acessível e Inclusiva” e ocorre em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, destacou a importância de transformar a palavra “inclusão” em ações concretas. “Inclusão é uma palavra que a gente ouve falar bastante, mas não adianta só falar. A gente tem que ter ações, a gente precisa ter atitude que inclua as pessoas. Nesse caso, as pessoas com deficiência. A gente está muito feliz. Alguém vai passar, vai olhar e vai falar assim: poxa, o que é isso aqui? É um lugar que a gente criou, que a gente instalou junto com a nossa Secretaria de Assistência Social, Conselho da Pessoa com Deficiência, junto com a nossa Secretaria de Serviços Públicos, enfim, que a gente criou justamente para que todos possam passar, ver, brincar, ver uma criança que tem alguma deficiência brincando, passando aquele bom momento com uma outra criança, porque todas elas precisam do mesmo carinho, do mesmo olhar, da mesma atenção. Então, só falar em inclusão, só ter discurso não vai resolver. A gente precisa de ações concretas.”
Durante a inauguração, o prefeito ressaltou a alegria das pessoas ao usufruírem do espaço, citando o exemplo de Bruno, de 28 anos, que teve a oportunidade de brincar em equipamentos adaptados. “É nítida a alegria, como faz a diferença. Talvez uma criança com 10, 12 anos, um adulto como o Bruno, que nunca teve a oportunidade, de fato, de ir num brinquedo de balanço, de ir numa roda que possa ali brincar com as crianças. Esse equipamento, que do ponto de vista financeiro custa tão pouco para a prefeitura, mas que o seu resultado é grande porque toca corações, diminui o preconceito e inclui, traz as pessoas para mais perto para poder conviver.”
O prefeito ainda solicitou a colaboração da comunidade para cuidar do novo espaço. “Esse é um brinquedo, esse é um espaço público, feito especialmente para as pessoas com deficiência. Então a gente quer que ele dure bem, que a comunidade nos ajude a cuidar, para que a gente possa ter muito carinho com esse equipamento, para que a comunidade junto conosco possa cuidar.”
Rodolfo Mota também anunciou que outras ações semelhantes estão previstas para a cidade, com a instalação de equipamentos inclusivos em outros parques. “Temos outros espaços públicos na cidade que precisam de equipamentos como esse. Vamos trabalhar junto com o Conselho, reservar recursos para isso, para a gente poder licitar e pensar na instalação de outros equipamentos como esse. O Jaboti é um lugar já muito frequentado, como aqui no 28, então combina ter um equipamento de inclusão. O Parque da Raposa é um lugar também muito usado, podemos pensar num espaço adequado para um brinquedo como esse, porque lá tem água perto, então precisa planejar bem o projeto.”
O prefeito concluiu sua fala reafirmando o compromisso da gestão com a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência. “Viva a inclusão, viva a proximidade das pessoas, a diminuição ou o fim da discriminação, qualquer tipo de palavra ruim, de olhar ruim para as pessoas com deficiência. E a gente vai trabalhando para poder aproximar das pessoas, cuidar das pessoas com deficiência e construir o nosso futuro.”
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38