Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

Nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, Apucarana recebeu o lançamento da campanha “Previne Dengue”, iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde. O evento ocorreu no auditório da 16ª Regional de Saúde, às 10 horas, e teve como objetivo reforçar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a prevenção da dengue.

A campanha inclui orientações sobre como eliminar focos de água parada, cuidados dentro de casa e nas áreas externas, além da importância da participação de toda a comunidade no controle do mosquito. O Governo do Estado destaca que a colaboração de cada cidadão é fundamental para reduzir os casos da doença e proteger a saúde pública.

O lançamento em Apucarana contou com a presença de autoridades de saúde e representantes do poder público, além de material educativo e estratégias de mobilização comunitária para intensificar o combate à dengue na região.

O diretor da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, destacou a importância da iniciativa:

“Na verdade, eu fui vereador e na minha época nós tivemos uma epidemia muito grave de dengue na cidade de Apucarana. Naquela ocasião, eu fiscalizava, iria a fundo mesmo nas UBSs, estava em todas as unidades de saúde, brigando pelo lado positivo para que as ações de combate à dengue acontecessem contra as subnotificações e naquela ocasião nós não tínhamos, eu não tinha o poder de gerir. As pessoas muitas vezes confundem a função do vereador. Naquela ocasião eu era fiscalizador. Quis Deus que, neste ano, o secretário de Estado de Saúde, doutor Beto Preto, e o governador de Estado, o Ratinho Júnior, me nomeassem chefe diretor da 16ª Regional de Saúde. E a hora da gente mostrar e fazer aquilo que a gente combatia que era infelizmente o descuido que existia, principalmente aqui em Apucarana em relação à dengue. Então, nós estamos iniciando agora a agradecer a todos os secretários municipais de saúde que aderiram a esta ideia de prevenir a dengue antecipadamente. A partir de agora, temos um calendário que vai organizar todas as secretarias municipais de saúde com ações diárias, com retorno quinzenal neste mês de setembro e, posteriormente, semanal a partir de outubro. Nós precisamos nos mobilizar. Eu vejo uma morte em relação à dengue, como consequência da dengue, evitável. Temos aqui todos os setores da sociedade, participantes dos comitês relacionados à dengue, alunos representando a educação. É o momento agora de prevenir, que é muito melhor que remediar. Espero que esse seja um passo importante para o nosso estado do Paraná, porque é inovador, é a única regional que propôs isso, e espero que os colegas diretores de regional expandam essa ideia para todo o nosso estado. Tem a parceria de escolas estaduais aqui hoje, de outras instituições, e também o importante que é a participação da população, cuidando do seu quintal, do seu terreno. O combate à dengue precisa ter a conscientização de todos, mas, como eu disse lá atrás, e quero repetir, quando eu era vereador eu falava que o poder público tinha culpa sim se não atuasse. Então não podemos jogar responsabilidade apenas na população e deixar de fazer nossa parte. Estamos incentivando o poder público a fazer a sua parte antecipadamente.”

O secretário de Saúde de Apucarana, Guilherme de Paula, reforçou a importância da união entre as equipes e a regional:

“Isso é muito importante, essa união que a regional está proporcionando entre as secretarias e a regional. Precisamos estar nos preparando agora com essa mudança de temperatura, pois o mosquito começa a circular. Novas estratégias e tecnologias têm surgido no país, e precisamos entender qual será a melhor opção para Apucarana. O trabalho já começa agora, porque o ciclo aumenta até janeiro, conforme a temperatura. As equipes estão divididas para atuar em todos os bairros, os ovitrampas (armadilhas usadas para coletar ovos do mosquito Aedes aegypti) nunca pararam, e alguns bairros já apresentam aumento do número de mosquitos. É preciso começar agora, pois o ciclo das tecnologias precisa ser aplicado no início da reprodução do mosquito. Com o apoio da regional e de todos os presentes, vamos conseguir trabalhar de forma eficiente. É a união de todos, trabalhando juntos, toda a secretaria e a região inteira contra a dengue.”

O prefeito Rodolfo Mota destacou as ações antecipadas do município:

“O trabalho da dengue não pode parar nunca. Essa é uma doença que nos assombra, preocupa e gera índices alarmantes. É uma tarefa de todos nós: Estado do Paraná, Secretaria de Saúde, Regional de Saúde, a nossa autarquia e a população em geral. Assumimos o mandato em janeiro e já no dia 15 de fevereiro iniciamos a operação da guerra contra a dengue, para termos mais tranquilidade nos momentos de pico da doença. Agora, em parceria com a regional, vamos antecipar ainda mais esse calendário com a instalação das ovitrampas, instrumento de controle que identifica onde o mosquito circula com maior intensidade. Contamos também com visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias e com o trabalho de conscientização da imprensa, levando informações sobre uma doença que muitos acham distante, mas que pode afetar qualquer família. Semana passada tivemos um caso de dengue hemorrágica em um homem adulto, saudável, que precisou de quase uma semana de internação. A ideia da regional, junto com a autarquia e todos os municípios, é antecipar as ações, para que nos períodos de maior incidência, entre fevereiro e maio, estejamos preparados. Trabalhamos com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos no controle do matagal e terrenos públicos, mas também de terrenos privados, intensificando a partir de outubro. Assim, ao virar o ano, diferente de como encontramos a Prefeitura, teremos a tarefa de casa feita. Parabenizo nosso diretor Lucas Leugi, o secretário de Saúde Beto Preto, nosso secretário de saúde Dr. Guilherme e o secretário Wendel pelo grande trabalho neste ano. Com a casa organizada, poderemos cuidar ainda melhor da população e conscientizar sobre o combate à dengue.”

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: