Secretaria de Educação e vereador Marcelo Júnior convidam população para garantir direito à educação infantil
A Prefeitura Municipal de Arapongas anunciou oficialmente o início do pré-cadastro para o Projeto Vale-Creche Araponguinha, que acontecerá entre os dias 11 e 22 de agosto de 2025, com um mutirão especial no sábado, dia 23. A iniciativa representa um importante passo na ampliação do acesso à educação infantil no município e promete beneficiar, inicialmente, cerca de 300 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Durante entrevista concedida nesta quinta-feira ao repórter André Garcia, do Canal 38, o secretário municipal de Educação, Padre Lino, destacou a importância do projeto como resposta concreta à histórica falta de vagas em creches:
“Então, nós estamos com o Vale Creche Araponguinha dando uma resposta a uma necessidade, a uma demanda pela falta de vagas que nós temos no município. Parece que não é só do município, é do Paraná todo e do Brasil todo a falta de vaga para os CEMEIs.
E o prefeito Rafael Cita, no seu programa de governo, se comprometeu a estar avançando nesse sentido e mandou para a Câmara uma aprovação de um projeto de lei sobre o Vale Creche Araponguinha, que foi aprovado. E agora nós estamos em fase de implementação.
Vamos começar a fase primeiro de recadastramento, para fazer a triagem, de acordo com os critérios que foram elencados para a gente conceder as vagas. A Secretaria da Educação está envolvida por conta da Central de Vagas, que está sob a responsabilidade da Secretaria da Educação.
A princípio, cerca de 300 vagas serão atendidas pelo Vale Creche Araponguinha e pensamos depois também, através de uma ação vinculada aos CMEIs e escolas, encontrarmos mais vagas para concedermos e para ampliarmos a questão das vagas aqui no município de Arapongas.
Mas com certeza esse projeto – que a gente também tem que agradecer aos nossos vereadores que aprovaram, tornaram possível isso – vai ajudar e vai vir ao encontro de muitas mães e muitas famílias que não têm onde deixar os seus filhos.
É uma resposta do prefeito Rafael Cita, é um cumprimento também de uma promessa feita lá atrás e que está no seu plano de governo e que vem ao encontro, nos ajudar no município a estar, pelo menos se não resolvendo, mas avançando – e avançando muito – na questão das vagas.”
O vereador Marcelo Júnio, que acompanhou de perto todas as etapas de estruturação do projeto, reforçou o compromisso da gestão municipal com a equidade no acesso à educação:
“Na verdade, o que nós estamos fazendo agora é executando um projeto que vem sendo trabalhado há mais de um ano. E qual o objetivo? Garantir o direito das crianças.
Então nós vamos iniciar agora realmente a fazer o quê? Um recadastramento de todas as crianças, onde os pais tenham uma renda de até três salários mínimos.
Por que esse critério? Porque nós queremos realmente atingir aqueles que mais necessitam. Sabemos que o direito é de todas as crianças, mas que a gente possa já trabalhar num combate à desigualdade.
Nosso grande prefeito Rafael Cita – não tem como não agradecer – em muita conversa, não só com ele, mas com o Ministério Público, Conselho Tutelar, CMDCA, conseguimos enxergar essa ideia.
Esse recadastro vamos iniciar a partir de segunda-feira, dia 11, das 8h às 16h30 na Secretaria da Educação, ao lado da Igreja Matriz. Também estará disponível no site da Prefeitura.
Por que o recadastro? Porque queremos identificar itens de vulnerabilidade: mãe solo, pais que trabalham sem com quem deixar os filhos, entre outros. Não significa apenas pobreza – vulnerabilidade é a situação que a família enfrenta naquele momento.
Teremos 16 critérios para definir quem mais precisa. E, independentemente de ser online ou presencial, todos terão que comparecer à Secretaria com documentos originais para homologar o cadastro.
E só participarão crianças que residem em Arapongas.
Eu sempre digo que a criança muitas vezes não tem voz, ou a voz que ela tem não é tão forte como a nossa. Então precisamos de pessoas que representem as crianças e coloquem políticas públicas à primeira infância.
A primeira infância é muito mais importante do que a faculdade. Talvez poucas pessoas entendam isso, mas é nessa fase que se define o resto da vida. Por isso, mesmo com demora, é tão importante ver esse projeto sair do papel.”
INFORMATIVO À POPULAÇÃO – PROJETO VALE-CRECHE ARAPONGUINHA
A Prefeitura do Município de Arapongas informa que, entre os dias 11 a 22 de agosto de 2025 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30), os pais ou responsáveis legais interessados em participar do Projeto Vale-Creche Araponguinha deverão comparecer à Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação para atualizar ou realizar o cadastro da criança.
Além desse período, será realizado um mutirão especial no sábado, dia 23 de agosto de 2025, das 09h às 15h, para garantir que todas as famílias tenham a oportunidade de participar.
Ponto principal:
Somente poderão participar do projeto as famílias com renda per capita de até 3 (três) salários mínimos.
O que é o Projeto?
O projeto integra a Central Única de Vagas, instituída pelo Decreto nº 587/25, que organiza o acesso a vagas em creches da Rede Municipal e instituições conveniadas, com prioridade para crianças em situação de hipervulnerabilidade social.
Etapas do Cadastro
Pré-cadastro e entrevista, com escolha de até três unidades de preferência;
Classificação da criança em lista de espera, conforme critérios de vulnerabilidade social;
Efetivação da matrícula, se contemplada.
📢 Fique por Dentro das Últimas Notícias!
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Facebook: Portal 38 News
▶️ YouTube: Canal 38 no YouTube
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38