Imagem por: Jonatam Battista/canal 38

A Câmara Municipal de Apucarana, por meio da Procuradoria da Mulher, deu início nesta semana à programação oficial do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Durante evento realizado na sede do Legislativo, nesta tarde de terça-feira (05),foram apresentadas diversas ações que serão realizadas ao longo do mês, com destaque para o lançamento do projeto Parada Segura, de autoria da vereadora Eliana Rocha, vice-presidente da Câmara e procuradora da mulher.

Em sua fala, Eliana destacou a importância da mobilização em torno da causa feminina e explicou os detalhes das iniciativas que serão desenvolvidas:

“É um mês que não poderia passar em branco, então é Agosto Lilás. A Câmara está com as suas luzes lilás, nós aqui todos os vereadores, todo mundo empenhado em mostrar para as mulheres de Apucarana que estão passando por um momento difícil, que elas têm aqui um ponto de apoio na Câmara, que é a Procuradoria da Mulher.

Nós temos aí algumas atividades, várias atividades na verdade. Ontem tivemos o lançamento do projeto, que é de minha autoria, o projeto Parada Segura, que já está em vigor desde ontem pelo transporte coletivo da cidade. Um projeto que vai beneficiar as mulheres que utilizam o transporte coletivo no período da noite para que elas possam parar, desde que não saia do seu itinerário, o transporte não sai do seu itinerário, não ofereça nenhum risco aos outros usuários do transporte, vai parar fora do ponto de ônibus para que elas possam estar descendo no período da noite.

Temos também no dia 16 na Praça Rui Barbosa. Vamos ter uma atividade ali da Procuradoria da Mulher, onde a gente vai estar com o nosso material de divulgação falando do trabalho da Procuradoria.

E vamos ter uma atividade especial para as mulheres no dia 15. Nós vamos estar lançando o projeto que é a revisão de todas as leis que têm para as mulheres aqui em Apucarana. E nós vamos estar com uma das leis sendo reativada aqui em Apucarana colocada em prática. Nós fizemos mil cartazes da Lei 180, é uma lei que já existe desde 2020, autoria do vereador, na época, Lucas Leugi.

Então nós vamos estar juntamente com toda uma rede de apoio — Sivale, Sivana, a Delegacia da Mulher, Secretaria da Mulher — com toda essa equipe colocando esses cartazes, vamos começar a colocar esses cartazes na cidade, que serão mil pontos que vão receber os cartazes.

Temos também 11 pontos do comércio que vão receber um cartaz das ‘Mulheres que Inspiram’. É um cartaz feito artesanalmente, por nós aqui da Procuradoria. Vai ser colocado nesses 11 pontos da cidade, para que as pessoas possam ali estar colocando a foto da mulher que inspira ela por algum motivo, por alguma coisa — a mulher lá do bairro, da comunidade.

Então vamos fazer esse lançamento do Mulheres que Inspiram em 11 pontos da cidade. Vai estar na Decortex, Casas Apucarana, Calêndulas Fórmulas, Plastiki Festa, Nerimar Livraria, Padaria Paris, Charme Kids, Casa de Carne Cristo Profeta, Esporte Camisa 10, Invicta Office e Floricultura Flor e Arte.

Então, se você tem aí a foto de uma mulher, de uma personagem ali da sua comunidade, do seu bairro, de uma mulher que te inspira — uma mãe, uma tia, uma avó, uma catequista, uma mulher ali da igreja evangélica — vá nesses pontos, coloque a foto, que nós vamos fazer uma homenagem para elas no mês de setembro, na inauguração da sala da Procuradoria da Mulher.

A Câmara Municipal, juntamente com a Procuradoria da Mulher, vai fazer uma homenagem para essas mulheres. Então é muito importante que você, em todos os cantos da cidade, que esteja nos vendo, pense, lembre de alguém e vá nesses pontos que a gente citou aqui, depois a gente vai passar para vocês, e coloque a foto delas ali, que elas vão ser homenageadas pela Câmara e pela Procuradoria da Mulher.

Nós temos aqui na Câmara Municipal uma sala própria para atendimento e temos um WhatsApp também, que é o 3420-7046. Nós recebemos mensagem, você pode se identificar ou não, mandar a sua denúncia, a sua reclamação, o seu pedido de orientação. Nós estamos aqui para atendê-las. É um espaço de acolhimento.

Nós vamos acolher você, a mulher que está passando por essa situação ou precisa de uma orientação, e daqui vai ser feito um encaminhamento para a rede de proteção. Além disso, conta também com o disque-denúncia, o 180, que preserva 100% a identidade da pessoa que fizer a denúncia.

Esses cartazes, todos que vão estar — esses mil cartazes — têm o número 180, o 190, para que as pessoas se lembrem que têm aqui um ponto de apoio também, e vai estar o telefone de toda a rede de proteção: do CAM, da delegacia, aqui da Procuradoria e de mais outros locais. Vai ser o mês de agosto. O mês de agosto é um mês de atividades intensas que nós vamos ter aqui na Câmara, e a gente quer se colocar à disposição.
A Procuradoria da Mulher, repito mais uma vez, não é da vereadora Eliana Rocha, mas sim da Câmara Municipal.”

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, também marcou presença no evento e ressaltou a importância da valorização das mulheres e do trabalho silencioso que muitas realizam:

“Em nome do Sivana, da Câmara da Mulher Empreendedora e de várias entidades na qual nós estamos presentes, é um projeto maravilhoso. Quero parabenizar a Câmara Municipal de Apucarana, na pessoa da vereadora Eliana Rocha, porque isso é a valorização da mulher.

Então, eu vejo esse momento de suma importância para todas as mulheres. E a Procuradoria está aí. É para as mulheres que sofrem, que precisam de um atendimento, de um encaminhamento. A Procuradoria, na Câmara Municipal aqui, está fazendo esse atendimento. Então, isso é fundamental.

E esse projeto que temos aí de Mulheres que Inspiram vai estar no comércio de Apucarana. Temos aí 11 locais que terão esses cartazes onde as pessoas podem levar a foto daquela pessoa que ela conhece, que tem um trabalho bonito na comunidade — as mulheres que realmente fazem um trabalho que faz a diferença.

Então, essas mulheres serão homenageadas e extremamente merecido, que sabemos que temos trabalhos que a pessoa faz de forma solitária, ela faz anônima, e essa pessoa tem que ser valorizada.

E a beleza desse projeto está aí: em valorizar realmente aquela pessoa que precisa, que trabalha sem nenhuma pretensão. Ela vai ser valorizada nesse momento.

Então, eu fico muito feliz, especialmente quando se trata de algo com as mulheres, que eu sei o quanto para nós mulheres, nós temos que andar às vezes um pouquinho mais que os homens para estar no mesmo lugar.

E isso é valorização, isso é conscientização e dá importância a quem realmente merece. E as mulheres de Apucarana merecem.”

O encarregado operacional da Viação Apucarana (VAL), Leuze dos Santos, reforçou o comprometimento da empresa com o projeto Parada Segura, que já está em vigor:

“A gente está participando da campanha desse cartaz aqui e da Parada Segura, que começou ontem, a partir das 20 horas. E hoje 90% dos nossos usuários que a gente transporta são mulheres.

Então a Viação Apucarana está dentro desse projeto também. A usuária vai se identificar com o motorista, dizer que é, para que pare um pouco antes do ponto dela ou depois do ponto.

Sempre o motorista vai estar orientado a parar onde há segurança para o desembarque dos passageiros.

É a partir das 20 horas, das 20 até as 5 da manhã, que é o projeto que está no decreto. Mas os nossos ônibus começam às 4h35 da manhã e terminam quase meia-noite e meia. Então, é a partir das 20 horas.”

A programação do Agosto Lilás seguirá até o final do mês, com diversas ações educativas, homenagens e campanhas em espaços públicos e comércios da cidade. A inauguração da nova sala da Procuradoria da Mulher na Câmara está prevista para o mês de setembro, com uma homenagem especial às mulheres que inspiram a comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: