Abertura oficial do mês de enfrentamento à violência contra a mulher reuniu autoridades e reforçou rede de apoio às vítimas.
A Prefeitura de Arapongas promoveu nesta sexta-feira (01) a abertura oficial da campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher. A solenidade ocorreu na Delegacia da Mulher e contou com a participação de autoridades locais, agentes de segurança, servidores públicos e membros da sociedade civil.
O evento marcou o início de uma série de ações que serão realizadas ao longo do mês, como palestras, rodas de conversa e atividades educativas. Durante a cerimônia, a policial militar Rosângela foi homenageada por sua atuação destacada na Patrulha Maria da Penha, sendo reconhecida como uma das pioneiras na equipe especializada no atendimento a mulheres em situação de violência.
“Por todo o empenho e impacto positivo deixado, rendemos esta merecida homenagem à soldado Rosângela”, destacou o major Alesandro Luis Wolski, comandante da 7ª CIPM.
Representando o prefeito Rafael Cita, a vice-prefeita Édina Kümmel enfatizou a importância das ações de conscientização desde a infância e o fortalecimento das famílias como estratégia de enfrentamento. “Temos uma rede de apoio fundamental, com espaços que acolhem as mulheres e as famílias em nossa cidade”, afirmou.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Michele Regina Zanin, disse que já estão previstas mais de 35 ações ao longo de agosto. Ela defendeu que o apoio às vítimas deve ultrapassar o âmbito institucional. “Todos somos rede de apoio – como amigos, familiares e cidadãos. Precisamos apoiar e dar voz a histórias muitas vezes silenciadas”, pontuou.
A delegada-chefe da Delegacia da Mulher, Camila Costa, trouxe dados alarmantes. Segundo ela, em 2023, o Brasil registrou 1.500 casos de feminicídio – o equivalente a quatro mulheres assassinadas por dia, sendo 80% dos casos cometidos por companheiros ou ex-companheiros. No Paraná, foram 180 casos até junho deste ano, e apenas 9% das vítimas haviam feito denúncia prévia.
“Não precisamos esperar que uma mulher seja espancada em público ou filmada em um elevador para começar a agir. A violência doméstica acontece todos os dias, e precisamos combatê-la com urgência”, reforçou a delegada.
A solenidade também contou com a presença do deputado estadual Pedro Paulo Bazana, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.
Sobre o Agosto Lilás
Criada pelo governo federal, a campanha Agosto Lilás marca o mês de sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e visa conscientizar a população sobre a violência contra a mulher. A proposta é incentivar denúncias e fortalecer a rede de proteção, com foco na prevenção e acolhimento das vítimas.