Imagem por: Caio Andrade e André Garcia/Canal 38

Na manhã desta sexta-feira (01), a Delegacia da Mulher de Arapongas sediou a abertura oficial da campanha Agosto Lilás, mês voltado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento reuniu autoridades políticas, representantes das forças de segurança, lideranças comunitárias e servidores públicos, todos unidos pelo mesmo objetivo: fortalecer a rede de proteção às mulheres e combater todos os tipos de violência de gênero.

O deputado estadual Pedro Paulo Bazana esteve presente e destacou a importância da mobilização contínua em torno do tema:

“Com certeza, o mês de conscientização do Agosto Lilás é para enfatizar o trabalho e a proteção da mulher. Claro que temos que trabalhar o ano todo, mas agosto é um símbolo para que a gente possa evitar abusos e agressões contra as nossas mulheres. A maior parte das agressões acontece dentro de casa. Precisamos conscientizar os homens e fazer esse material chegar casa por casa. A punição tem que ser rigorosa para inibir essas atitudes. O Poder Legislativo tem uma grande responsabilidade nisso. Temos leis, cartilhas, materiais de apoio criados pela Assembleia Legislativa do Paraná. Queremos que isso se espalhe por todo o Brasil.”

O major Wolski, comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, representou a PM no evento e reforçou a importância da atuação das forças de segurança:

“Todo dia é dia de proteger a mulher. Estamos aqui, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, para preservar as mulheres de Arapongas e também de Sabáudia. A conscientização é essencial, mas quando necessário, a ação também tem que acontecer. A Polícia age de acordo com a situação. Se o agressor está alterado, será levado no camburão. O importante é garantir a segurança da vítima.”

A vice-prefeita de Arapongas, Édina Kummel, ressaltou o papel do poder público no enfrentamento da violência de gênero:

“É nossa obrigação conversar sobre isso, buscar soluções, ampliar o debate. Cada ano aumenta o número de pessoas engajadas, e isso é muito importante. Temos ações, apoio psicológico, proteção, e um engajamento muito grande da segurança pública e do legislativo. O que nossos filhos veem em casa influencia o adulto que eles serão. Por isso, precisamos cuidar desse comportamento desde a infância, dentro de casa.”

A anfitriã do evento, delegada Camilla Costa, destacou o papel das ações preventivas e a estrutura da rede de proteção em Arapongas:

“O Agosto Lilás é uma campanha nacional, e queremos que ele tenha a mesma visibilidade que o Outubro Rosa. Infelizmente, a cada ano aumentam os casos de violência doméstica. Em 2024, tivemos quase 1.500 feminicídios no Brasil. Isso são quatro mulheres mortas por dia. Por isso, é fundamental a prevenção. Aqui, temos uma rede forte com a Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Guarda Municipal e outros parceiros. Atuamos não só na repressão, mas também no acompanhamento preventivo das vítimas.”

O vereador Márcio Nicke, presidente da Câmara Municipal de Arapongas, também participou do evento e falou sobre a responsabilidade coletiva:

“A mulher precisa ser protegida e respeitada. Estamos no local certo, a Delegacia da Mulher, para reforçar essa mensagem. O Agosto Lilás é uma campanha importantíssima para mostrar que a violência contra a mulher não pode ser tolerada. Precisamos, como sociedade, tomar consciência e agir com respeito, sempre.”

Finalizando as falas do evento, a guarda municipal Márcio Nicke, coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Arapongas, detalhou as ações previstas para o mês e reforçou a importância da mobilização contínua:

“É um mês muito importante de conscientização. Vamos levar informação à população com palestras, ações, mobilizações, e dar visibilidade a histórias silenciadas.

Fortalecemos a rede de apoio, que inclui secretarias de assistência social, saúde, educação e a nova Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Teremos mais de 35 ações programadas, podendo chegar a 50 até o fim do mês. Mas não paramos por aqui: nosso trabalho acontece o ano inteiro.”

O Agosto Lilás em Arapongas começou com força e união. A expectativa é que, com a mobilização crescente, o município siga se destacando no combate à violência de gênero e no apoio integral às vítimas.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: