A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Rehabilitatio, que investiga um esquema de fraudes em requerimentos de indenizações por despesas médicas e suplementares (DAMS) do seguro DPVAT. Um dos alvos foi um médico da cidade de Apucarana, que teve a residência, localizada na região do Jardim São Pedro, vasculhada por agentes federais.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Maringá, Sarandi, Paranavaí e Apucarana. A operação é conduzida pela Delegacia da Polícia Federal de Maringá.
Segundo as investigações, entre 2021 e 2023, centenas de requerimentos de indenização foram apresentados junto à Caixa Econômica Federal por um mesmo procurador. Muitos dos documentos apontavam sessões de fisioterapia com gastos fictícios ou valores inflacionados. Em diversos casos, os pedidos estavam em nome de médicos que não atuam na área de atendimento a acidentados, como é o caso do profissional de Apucarana.
Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e outros objetos que podem ajudar no avanço das investigações. Até o momento, não houve prisão do médico apucaranense. Ele permanece sendo investigado.
A Polícia Federal continua apurando o envolvimento de outros profissionais e os possíveis beneficiários das fraudes, que podem ter causado prejuízos significativos aos cofres públicos.