A Prefeitura de Apucarana apresentou ao Fórum Desenvolve Apucarana um estudo técnico detalhado que traça um panorama atual da economia local e aponta caminhos para destravar o crescimento econômico da cidade. A iniciativa promove um debate conjunto com as instituições que integram o Fórum, trazendo sugestões concretas e destacando os principais desafios para o desenvolvimento.

Durante a reunião do Fórum, o secretário municipal da Fazenda, professor Rogério Ribeiro, autor do estudo, e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Emerson Toledo, apresentaram os dados e as propostas. O levantamento mostra que, embora o número de empresas tenha aumentado – com quase 2 mil novas aberturas apenas nos primeiros seis meses de 2025 –, ainda existem desafios importantes a serem enfrentados, como os mais de 500 vazios urbanos no centro da cidade e a insuficiência na oferta de energia para atender a demanda industrial.

“Nosso crescimento real ficou abaixo da média estadual e nacional nos últimos anos. Precisamos refletir junto com a sociedade civil como potencializar o desenvolvimento econômico e preparar Apucarana para o futuro”, afirmou o prefeito Rodolfo Mota. Ele ressaltou o grande potencial ainda não explorado, citando os terrenos vazios que poderiam gerar empregos, movimentar o comércio e ampliar os serviços.

O secretário Rogério Ribeiro explicou que o aumento das empresas, principalmente MEIs, pode refletir o crescimento do empreendedorismo, mas alertou para a necessidade de analisar a qualidade desses dados, pois o crescimento do número de microempreendedores individuais pode estar ligado à perda de empregos formais. Segundo ele, o fortalecimento da economia local depende de um banco de dados mais robusto para qualificar as informações sobre o setor produtivo.

Já o secretário Emerson Toledo destacou que o Fórum está formando câmaras temáticas para aprofundar o debate e apresentou seis ações prioritárias indicadas pelo estudo: criação de um centro integrado de inovação; formação técnica e profissional; aceleração estruturada de pequenos negócios; observatório econômico; fomento à indústria de alto valor; e revitalização produtiva dos vazios urbanos.

Além disso, os participantes apontaram desafios como a insuficiência na oferta de energia elétrica e os investimentos previstos pela concessionária CCR PRVias nas rodovias da região. “Estamos atuando junto às concessionárias e órgãos competentes para garantir as condições necessárias ao desenvolvimento de Apucarana”, afirmou Toledo.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura e das instituições locais em buscar soluções estratégicas para impulsionar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida na cidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: