Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

Na manhã desta terça-feira (29), um evento realizado no gabinete do prefeito de Apucarana marcou um avanço significativo para a área da segurança pública na cidade e em toda a região.

Com a presença de vereadores, representantes da Polícia Civil, da Polícia Científica e demais autoridades, foi oficializada a doação de um terreno para a construção da sede própria da Polícia Científica de Apucarana.

A perita criminal Francine de Paula, chefe da unidade local da Polícia Científica, celebrou o momento e destacou a importância dessa conquista histórica:

— Sem dúvida, hoje a Polícia Científica é uma polícia que está em destaque no Estado, né? Nós, graças a Deus, estamos avançando muito na questão técnica, questão de pessoal, e faltava aqui a Apucarana a sede própria. Isso é galgado há muitos anos, desde antes da minha chegada. Eu estou aqui desde 2020, e desde então eu cobro a Prefeitura acerca da doação desse terreno, porque eu entendo que é um esforço do Estado, mas também tem que ter essa contrapartida do município que cede. Então aqui em Apucarana, gratificantemente, a gente conseguiu esse apoio. Agora é passar a bola para o Estado e executar essa obra o mais rápido possível.

Francine reafirmou seu compromisso em acompanhar cada etapa do projeto:

— Eu me comprometo a direcionar minha insistência agora para lá, para a gente conseguir executar de fato a obra. O que a gente vê muitas vezes é a doação de terreno e o projeto para, e a gente não tem execução. Então agora a luta é para realmente colocar em prática o que está no papel, o que está nos nossos sonhos, tanto meu como chefe da unidade, quanto do prefeito, dos nossos colegas, e ver ali um projeto sendo realizado e essa sede sendo construída em breve.

A perita também lembrou da importância da persistência e atuação técnica ao longo do processo:

— Essa minha insistência vem desde a abertura da sede de Apucarana. Quando a gente resolveu implementar novas sedes no Estado, Apucarana era a oitava na lista, e a gente abriu o primeiro. Então é um perfil meu, porque eu sei que muitas coisas no município e no Estado param, às vezes, não é nem por ineficiência, é porque tem muita demanda. Então eu aprendi que a gente tem que cobrar para lembrar daquela demanda, para lembrar a importância. Isso é um trabalho que eu sempre faço, eu acho que é importante a gente que ocupa cargo de chefia ter esse perfil.

Às vezes a gente se indispõe com algumas autoridades, não é o nosso caso — de maneira alguma — mas a gente tem que colocar a importância do nosso trabalho acima de relações pessoais. Muitas vezes eu entendo que o Rodolfo foi já prefeito, mas ele é um apucaranense, assim como o Hudson é londrinense, e tudo mais, então a gente cobra mesmo, como se fosse um colega. É parte do meu perfil essa questão, mas eu acho que realmente isso ajuda nesse processo.

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Danylo Acioli, também participou da cerimônia e destacou a agilidade e o comprometimento do Legislativo na tramitação da doação:

— É uma alegria poder falar com a imprensa de Apucarana para levar uma notícia boa. Dizer que a Câmara Municipal recebeu às 10h47 da segunda-feira uma convocação para votar a doação de um terreno para uma sede da Polícia Científica. Às 10h58, 11 minutos depois, tendo lido o projeto, nós já convocamos a Câmara. Porque a Câmara Municipal de Apucarana, o prefeito municipal, a Prefeitura, têm sede pelo crescimento, têm anseio pelo desenvolvimento da cidade de Apucarana.

Ele ainda ressaltou os impactos positivos do investimento:

— Um terreno de quase 3 milhões de reais foi doado para o Estado do Paraná para que seja construída essa sede da Polícia Científica. Uma sede que vai atender toda a necessidade, melhorar o tempo de resposta do pessoal do IML, da Polícia Científica. Em especial, vai gerar mais dinheiro na economia e desenvolver a região do Adriano Correia. É por isso que a gente tem pressa. Apucarana volta a ser palco de grandes notícias — mas não de grandes escândalos — palco de boas notícias, e eu fico feliz em poder fazer parte disso e ter uma Câmara de Vereadores que está envidando esforços pelo crescimento da cidade de Apucarana.

Danylo também comentou sobre a união entre os poderes:

— É um avanço também porque a Câmara e a Prefeitura estão alinhadas, principalmente para dar essa estrutura para a comunidade, para a população e também para os órgãos de segurança. Tenho dois jargões durante meu mandato. O primeiro é que a Câmara Municipal de Apucarana é a casa dos apucaranenses. O segundo, que tenho usado agora, é que Apucarana unida e Apucarana em paz se desenvolve muito mais. Volta a ser protagonista, volta a ter o lugar de pujância. Décima quinta maior cidade do Estado do Paraná não pode ficar perdendo para nenhuma cidade vizinha. Em especial, nós somos a capital do Vale do Ivaí. Quando Apucarana se desenvolve, toda a nossa região se desenvolve.

O prefeito Rodolfo Mota reforçou o empenho da administração municipal para tornar esse projeto realidade, destacando a importância estratégica da sede própria para a Polícia Científica:

— Uma luta da Polícia Científica de mais de três anos, que agora, nos primeiros meses do nosso mandato, nós nos comprometemos em resolver. Precisa de muito esforço político para garantir que a sede de uma polícia tão importante como essa seja feita em Apucarana. Então, agradecer aqui os nossos deputados estaduais, nosso governador Ratinho Júnior, nosso secretário de segurança pública, Coronel Hudson. Agradecer à Francine e, em nome dela, toda a equipe da Polícia Científica do Estado do Paraná. Muito obrigado por acreditarem que a gente daria o desfecho que nós estamos dando hoje.

Rodolfo ainda detalhou o processo que viabilizou a doação:

— São menos de sete meses. Isso tudo foi encaminhado. Já recebemos aqui na nossa cidade nosso secretário estadual de segurança, Coronel Hudson. Fizemos visita ao terreno, fizemos todo um trabalho de levantamento, estudos do terreno. O Estado aceitou esse lote. Convocamos a Câmara Municipal para votar em sessões extraordinárias. Fizemos isso rapidamente porque o nosso prazo era hoje para a gente poder enviar a lei de doação desse imóvel. E a gente está cumprindo esse prazo com um trabalho feito a muitas mãos.

O prefeito também destacou os investimentos que estão sendo realizados em segurança pública no município:

— Uma iniciativa da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, da nossa Secretaria de Estado, da Francine, da equipe dela, da Polícia Científica. Então é uma alegria. Apucarana, que é uma cidade relevante no Norte do Paraná, precisa ser firme na conquista do seu espaço. Hoje essa polícia ocupa dois imóveis que são precários, não estão à altura do que a Polícia Científica merece. E agora, com a doação desse terreno e o compromisso do nosso governador Ratinho Júnior, do nosso secretário Hudson, da construção, são alguns milhões de reais que serão investidos na construção desse prédio.

Rodolfo finalizou com a projeção de mais conquistas:

— Ao lado do que nós já fizemos recentemente, que foi a compra do imóvel que nós iremos também, nos próximos dias, fazer a doação para o Corpo de Bombeiros. Também mais de 15 milhões de reais, só nessas duas obras. Investimentos na Polícia, no Corpo de Bombeiros e agora na Polícia Científica. Nós estamos falando de quase 20 milhões de reais. Se considerarmos os lotes, passa de 20 milhões de reais de investimentos nessas duas forças de segurança, que era um compromisso da nossa campanha. Aliás, criamos no dia 10 de janeiro a Secretaria de Segurança Pública de Apucarana, porque o nosso povo é bom, ordeiro, trabalhador, merece paz, merece ser bem cuidado, e esse tem sido o desafio da Prefeitura de Apucarana.

— Essa é uma de tantas etapas que nós estamos vencendo: a doação do lote. Agora, junto com a Francine, junto com o Coronel Hudson, nós vamos fazer o trabalho político de encaminhamento da aprovação dos projetos, da licitação e do início da obra, que a gente conta que seja no final desse ano, quem sabe, ou o início do ano que vem. Mas a gente está muito feliz de dar mais esse passo, cumprir mais essa etapa naquilo que Apucarana vem se tornando: de fato, novamente, uma referência para toda a nossa região norte do Paraná — concluiu o prefeito.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: