Imagem por: Jonatam Battista/canal 38

A manhã deste sábado (26) marcou um importante avanço na mobilidade urbana de Apucarana com a inauguração do novo sistema semafórico na Rua Osório Ribas de Paula, em frente à agência dos Correios. O evento contou com a presença do prefeito Rodolfo Mota e do secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Major Vilson Laurentino da Silva, que destacaram os diferenciais do novo modelo e o impacto que a modernização trará à cidade.

Segundo o secretário Major Vilson Laurentino, o novo sistema ciclovisual representa uma transformação na sinalização da cidade. “Esse sistema é moderno, com tecnologia preparada inclusive para integração futura com uma central semafórica 5G. Fizemos um levantamento e constatamos que grande parte dos equipamentos atuais possui mais de 20 anos. Com o novo modelo, podemos proporcionar mais tranquilidade no trânsito e segurança tanto para motoristas quanto para pedestres”, explicou.

Ele destacou que o sistema ciclovisual permite maior previsibilidade aos condutores e pedestres, uma vez que indica com clareza o início e o fim do ciclo dos sinais. “Cidades que já adotaram esse modelo registraram queda significativa nos índices de acidentes. Além disso, mesmo em casos de apagão, o sistema permanece operando graças à tecnologia nobreak instalada em todos os pontos. Esse equipamento garante o funcionamento por até seis horas durante quedas de energia, o que é essencial para vias arteriais como a Rua Ponta Grossa ou a Avenida Curitiba”, completou o secretário.

O prefeito Rodolfo Mota também celebrou o momento, classificando a inauguração como simbólica para a cidade. “Estamos muito felizes. É o início de um novo ciclo em Apucarana, onde a tecnologia e a inovação vão nos ajudar a cuidar melhor das pessoas e a garantir que o trânsito flua com mais segurança, principalmente nos horários de pico”, afirmou.

Para o prefeito, o novo sistema não se resume à troca de aparelhos, mas à instalação de um conjunto eficiente, rápido e seguro. “É um sistema que facilita a vida dos condutores, pois o ciclo visual organiza a arrancada dos veículos, reduzindo o tempo de espera e aumentando a segurança. Além disso, conta com nobreak, o que evita transtornos mesmo quando há queda de energia”, pontuou.

O investimento na nova sinalização ultrapassa os R$ 613 mil e, segundo Mota, será apenas a primeira fase de um projeto mais amplo. “Já dei a missão ao secretário Vilson de preparar a segunda etapa. Nossa meta é terminar o ano com mais de um milhão de reais investidos nesse sistema inovador. Começamos pela Rua Ponta Grossa, uma via importante e simbólica, que abriga o comércio tradicional da cidade, e temos um compromisso de transformá-la em um grande shopping a céu aberto”, disse o prefeito, lembrando a ligação pessoal com a região, onde sua mãe teve comércio por quase duas décadas.

A modernização dos semáforos já abrangeu também três pontos da Rua Minas Gerais, e a expectativa da administração é expandir o novo modelo para toda a cidade. O evento deste sábado representou, portanto, não apenas um investimento em infraestrutura urbana, mas também um passo decisivo rumo à modernização e segurança no trânsito de Apucarana.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: