A 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Arapongas, conta a partir desta semana com o reforço do Cadete Fontana, que irá integrar o contingente da unidade durante o período de estágio prático.
Natural de Arapongas, Fontana é aluno do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná, sediado na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Ele permanecerá na cidade por duas semanas, tempo em que irá atuar em diversas frentes da companhia.
“Sou o Cadete Fontana, estarei estagiando aqui durante duas semanas na 7ª Companhia Independente. Eu pertenço ao curso de formação de oficiais, sediado na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Durante esse período, vamos desenvolver atividades operacionais e administrativas referentes ao curso”, explicou.
Mesmo estando pela primeira vez atuando oficialmente como cadete na cidade, Fontana destaca que Arapongas é sua terra natal. “Na verdade, eu sou residente daqui da cidade, nasci e cresci aqui. Passei no curso de formação de oficiais, fui para São José dos Pinhais realizar o curso e agora estou aqui atuando como cadete”, destacou.
Sobre sua atuação na companhia, Fontana explicou que o estágio é fundamental para o desenvolvimento prático da carreira. “O cadete pertence ao curso de formação, então o objetivo dele é aprender e desenvolver atividades atinentes ao oficialato futuramente, que é a função que ele vai exercer possivelmente de formado. Aqui, a gente observa como é feita a questão das sessões administrativas, como P1, P3, P4, além das atividades operacionais, o modo de organização, a forma como são desempenhadas as funções. Isso é de extrema importância porque é visto na prática, e não só na teoria.”
Fontana também acredita que a troca de experiências entre companhias pode contribuir com seu crescimento profissional. “Existem vários setores aqui que dá para melhorar e a gente busca aprender com isso. O objetivo meu de estar aqui é justamente esse: buscar aprender, olhar como é feito aqui, em comparação com a região de Curitiba e Região Metropolitana, e ver como é formado. O objetivo meu é esse: aprender com essa região.”
A presença do cadete reforça o compromisso da PM com a formação de futuros oficiais capacitados e conscientes da realidade das comunidades onde irão atuar.