Projeto iniciado na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre representa um marco nas políticas públicas voltadas à terceira idade

Nesta quinta-feira (17), Arapongas viveu um momento histórico no cuidado e valorização da população idosa. Foi oficialmente inaugurado o Condomínio do Idoso Padre Antônio José Beffa, localizado no Residencial Cidade Jardim. O empreendimento faz parte do programa estadual Viver Mais Paraná e conta com 40 moradias, sendo o primeiro do Estado a ser entregue totalmente mobiliado e com piscina aquecida. Os móveis foram doados por membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A solenidade de entrega reuniu o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o prefeito Rafael Cita, o superintendente de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, além de secretários estaduais e municipais, representantes da Cohapar e outras lideranças políticas e comunitárias.

O condomínio, que já se destaca como referência no Paraná — e modelo para todo o país —, foi idealizado ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, consolidando-se como um exemplo de como o poder público pode promover dignidade, segurança e autonomia para a terceira idade. “Esta é uma obra que resgata a dignidade do ser humano. O nosso governador tem sensibilidade: cuida desde as crianças até os idosos. O paranaense está sendo bem cuidado, e isso é fruto da gestão do Ratinho Junior. O sonho que tivemos de entregar as casas mobiliadas hoje se torna realidade”, afirmou Onofre.

O atual prefeito, Rafael Cita, ressaltou o legado da gestão anterior e reafirmou o compromisso com políticas públicas humanizadas.” Nas placas das obras que inauguro e que foram iniciadas no mandato do Sérgio Onofre, constam os dois nomes: o dele e o meu. É uma forma de reconhecer tudo o que ele fez — e continua fazendo. O gestor público precisa gostar de gente. O governador Ratinho e o Onofre gostam. Aprendemos com eles. Este projeto vai além da estrutura física: é sobre entregar dignidade”, disse Cita.

O governador Ratinho Junior destacou o compromisso do Estado com ações voltadas à terceira idade. “O Paraná está dando passos importantes para cuidar de quem tanto contribuiu para o nosso desenvolvimento. Temos o Casa Fácil Paraná Terceira Idade, que oferece subsídio de R$ 80 mil para entrada na casa própria, a lei que garante gratuidade em viagens intermunicipais para idosos a partir de 65 anos, e programas como o Viaja Mais 60. São iniciativas que promovem dignidade e qualidade de vida”, afirmou o governador.

Viver Mais Arapongas
O condomínio é destinado exclusivamente a idosos com 60 anos ou mais e seus cônjuges. Os imóveis são alugados por um valor simbólico — 15% do salário mínimo vigente. Com investimento de R$ 6 milhões do Governo do Paraná, o espaço foi construído em formato de condomínio horizontal fechado, com ampla estrutura de lazer e convivência. O espaço conta ainda com academia ao ar livre, salão de festas e quiosque, guarita de segurança, estacionamento próprio e áreas de uso comum planejadas para promover a integração e bem-estar dos moradores.

Emoção
Durante o evento, moradores contemplados demonstraram emoção e gratidão. “Nunca imaginei poder viver com tanta dignidade. Aqui, me sinto em casa”, relatou Maria Helena Macedo, uma das primeiras moradoras.
Participaram também o vice-governador, Darci Piana, deputado federal Pedro Lupion, secretário das Cidades, Guto Silva, deputado estadual e presidente da Alep, Alexandre Curi, deputada federal e secretária da Mulher, Igualdade Racial, Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, prefeitos da região e outras lideranças.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: