Nesta terça-feira (15), a Guarda Municipal de Arapongas atendeu a diversas ocorrências de natureza social, ambiental e preventiva no município. Confira os destaques:
Idosa Resgatada em Situação de Vulnerabilidade
Por volta das 10h25, uma equipe foi acionada para dar apoio a enfermeiras do CREAS no Conjunto Pe. Bernardo Merkel. No local, a equipe encontrou dificuldades de acesso à residência da idosa, devido à presença de quatro cães. Ao entrar, constataram que a idosa vivia em condições insalubres — fezes e urina de animais espalhadas, lixo acumulado e forte odor de podridão. A paciente, com diabetes e já tendo sofrido amputação, foi encontrada caída no banheiro, com sinais de desnutrição e arranhões. O SAMU foi acionado e a encaminhou ao 24 Horas. O CREAS ficou responsável por providenciar um local adequado para a idosa. A Patrulha Ambiental também foi acionada para avaliar a situação dos animais e do imóvel.
Fiscalização Ambiental em Aviários na Zona Rural
Às 14h05, na região da Estrada Rural Novo Mundo, Distrito de Aricanduva, uma força-tarefa composta por órgãos ambientais e de saúde pública realizou inspeção em aviários após denúncias de moradores sobre proliferação de moscas domésticas. Foram analisadas as condições de manejo de resíduos, controle de pragas e outros aspectos ambientais. A ação visa produzir um relatório técnico para embasar medidas corretivas e ações de política ambiental.
Patrulhamento Cultural no Centro
Às 19h40, a Guarda Municipal realizou patrulhamento preventivo e ponto base nas proximidades do Cine Teatro Mauá, durante o evento cultural Camerata de Violão. O evento reuniu artistas locais e trabalhadores da cultura. A atuação da equipe transcorreu sem intercorrências.
As ações reforçam o compromisso da Guarda Municipal com a proteção da população, da saúde pública e do meio ambiente em Arapongas.