Imagem por: Caio Andrade/André Garcia Canal 38

Na noite de quinta-feira, 29, o Buffet Recanto foi local de uma cerimônia marcada por emoções, gratidão e homenagens que ficarão eternizadas na memória de Arapongas.

O ex-prefeito e atual superintendente-geral de Apoio aos Municípios, vinculado à Casa Civil, Sérgio Onofre, foi oficialmente agraciado com o título de Cidadão Benemérito de Arapongas. Na mesma solenidade, sua mãe, Aparecida Masquette, mais conhecida como dona Cida, recebeu o título de Cidadã Honorária.

A cerimônia, proposta pela Câmara Municipal, reuniu autoridades, amigos e familiares, que celebraram o reconhecimento pelas contribuições inestimáveis de ambos à história e ao desenvolvimento da cidade.

Sandra, irmã de Sérgio Onofre e mãe do atual prefeito de Arapongas, Rafael Cita, falou emocionada sobre a homenagem recebida pela mãe e pelo irmão:
“Quando o Levi disse que ia oferecer esse título pra ela, então a alegria foi imensa. Porque, gente, não é porque é a minha mãe, mas é a dona Cida, é a dona Cida da cozinha. É a dona Cida que eu duvido que tenha uma pessoa aqui que não tenha um parente ou um amigo que ela tenha cozinhado. Ou feito um bolo de casamento, ou feito casamento também. Então a minha mãe é uma pessoa muito conhecida pela culinária e pela bondade e coração puro que ela tem. O Sérgio, meu Deus. O que falar do Sérgio? A gratidão é imensa, a gratidão é enorme. Ele sempre foi muito de família, muito de ajudar a gente em tudo que precisa. E merecido também esse título. Do político que ele é. Não só como irmão, mas o político que ele é e o bem que ele fez pra nossa cidade.”

Sandra ainda completou sobre o orgulho de fazer parte da família:

“A gente fica orgulhoso, a gente achou que agora ia acabar, porém que a gente ia descansar um pouco a cabeça, porque não é fácil, viu. Só para dizer, não é fácil ser parente, não é fácil ser da família, porque a gente ouve falar muitas coisas que a gente sabe que não são verdades e temos que engolir e ficar quietos, porque não adianta ficar rebatendo. Mas é um orgulho muito grande saber que a gente vai deixar história, que a nossa família vai deixar nome e vai deixar história para a cidade.”

O homenageado da noite, Sérgio Onofre, destacou a importância do momento, principalmente por dividir a homenagem com sua mãe:

“Eu acho que o mais especial é receber a grande liderança da nossa família, que é a minha mãe. Minha mãe sempre trabalhou muito e criou a gente de uma maneira que a gente pudesse fazer o que ela fez. Sempre tratando todo mundo por igual. Não tem diferença de ser humano. Os seres humanos são todos iguais e a gente precisa tratar eles com muito respeito e foi isso que minha mãe ensinou.”

Sérgio também ressaltou seu compromisso contínuo com a cidade:
“Olha, eu devo muito a Arapongas. Arapongas me deu aqui essas condições que hoje nós temos de ser respeitadas a nível de Paraná, a nível de um governador, o que falou hoje aqui, de um presidente da Assembleia. Então eu devo muito a Arapongas. Eu vou continuar trabalhando por Arapongas enquanto eu existir. Eu vou estar trazendo o que eu puder trazer para ajudar o povo de Arapongas.”

Questionado sobre a administração atual, Sérgio foi enfático:
“É por isso que eu elegi ele. Porque eu acho que está em boas mãos. O Rafael é muito inteligente, muito resolutivo e eu não tenho erro nenhum. O Rafael vai ser um dos grandes prefeitos dessa cidade e não tenho dúvida nenhuma sobre isso.”

Emocionada, a matriarca da família, Aparecida Masquette, falou sobre a alegria de ser homenageada ao lado do filho:

“A alegria é muito grande, porque além de ver meu filho crescendo, o pequeno grande homem. Muito inteligente, trabalhador, honesto e seguidor dos meus passos. Tudo que ensinei, ele faz. Bom menino. Obediente e dedicado a Arapongas. Ele ama Arapongas como ele mesmo.”

Com bom humor e determinação, dona Cida completou:
“E agora é até encobrado o neto. Estou muito feliz por isso tudo. Que Arapongas está reconhecendo a nossa estadia aqui. Nosso morador velho já aqui, gosta de Arapongas e o povo gosta de nós também. E vamos em frente. Vamos trabalhar. Quero vencer mais algumas campanhas.”

O prefeito Rafael Cita também fez questão de expressar seu sentimento diante da homenagem à avó e ao tio:

“Um momento de grande alegria. Minha avó e meu tio recebendo títulos. Minha avó pelo trabalho como araponguense raiz que desempenhou. É uma mulher muito trabalhadora, que trabalhou até os 80 anos de idade. Tem a cidade de Arapongas no coração como a casa dela e a cidade dela. Foi homenageada hoje com um título de Cidadã Honorária. Ela não é araponguense, mas é araponguense de coração, então merecidíssimo. E o Sérgio, por tudo que fez pela cidade, vira Cidadão Benemérito justamente porque ele merecia o título, os méritos, por tudo que fez pelo município. Então, para mim é um momento… Deus quis que eu fosse prefeito nessa hora. A votação desses títulos, inclusive, ocorreu antes de eu ser prefeito, mas fico muito grato a Deus e a tudo que acontece aqui por estar presente nesse momento e poder inclusive fazer uso da palavra.”

Sobre o desafio de administrar a cidade, Cita reforçou:
“A pessoa que quer sentar naquela cadeira tem que entender que Arapongas é grande. Não pode pensar Arapongas mais com a cidade mediana, pequena. Não, a cidade de Arapongas é extremamente importante. Então, quem quer sentar na cadeira, seja na cidade de prefeito, na Câmara de Vereadores, tem que pensar grande e fazer grande. A gente é muito respeitado no Estado, então a gente merece conduzir a cidade com esse respeito que é nosso.”

O presidente da Câmara Municipal, Marcio Ninke, autor da proposta das homenagens, explicou o significado dos títulos:
“A diferença de benemérito para o cidadão honorário: o benemérito é aquele que nasceu na cidade e é reconhecido todo o trabalho que ele fez e faz pelo município. E agora, aquele que recebe o título de cidadão honorário é aquele que nasceu fora e recebe da mesma maneira esse título de conscientização do que fez, do que tem feito, para que possa ser destacado todo o trabalho que fez na nossa cidade. Então, é um título para que a pessoa se sinta realmente cidadão araponguense.”

Sobre os homenageados, Ninke destacou:

“Essas duas pessoas que receberam hoje, sem sombra de dúvida, mereceram. Mereceram muito. Você viu pela história da dona Cida, uma mulher simples, mulher diarista, que cresceu através do talento que ela tem da cozinha. E mesmo assim, quando ela ainda servia, ela não deixava o próximo de lado, ela sempre levava o que sobrava para as crianças comerem, para dar alimento para as pessoas. Então ela sempre foi assim, ela sempre ajudou, mesmo tendo poucas condições, ela sempre ajudou. Então a gente vê esse título muito merecido pela pessoa que é, e o título de Cidadão Benemérito do Sérgio, que é indiscutível a administração que ele fez aqui nesses oito anos. Então com certeza são dois títulos que a gente se orgulha de ter dado.”

A cerimônia contou ainda com a presença de diversos vereadores: Professor Marcelinho, Luizinho da Saúde, Pardini, Cecéu, Meiry Farias, Toninho da Ambulância, Marcio Ninke, Alexandre Juliani, Levi, Paulo Grassano e Simone Sponton.

Também enviaram mensagens em vídeo, já que não puderam comparecer: Tiago Amaral, Alexandre Curi, José Carlos Ortega, Pedro Lupion, o governador Ratinho Junior e o apresentador Ratinho.

A noite, marcada por abraços, lágrimas e palavras de gratidão, reforçou os laços da família Onofre com Arapongas, eternizando seu legado na história do município.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: