Imagem por: André Garcia/Canal 38

Na tarde desta sexta-feira (16), Arapongas deu mais um importante passo no fortalecimento da segurança pública. A cidade inaugurou oficialmente sua Central de Monitoramento – a Muralha Digital – e realizou a entrega de três viaturas destinadas ao patrulhamento escolar.

O evento reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, marcando um momento histórico para a população. O investimento da Muralha digital de R$ 1.250.000,00 (Um milhão, duzentos e cinquenta mil) foi viabilizado pelo deputado federal Ricardo Barros.

Mesmo diante da intensa agenda de compromissos, o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, fez questão de estar presente na solenidade. Emocionado, ele destacou o significado do projeto para o município:

“Sem dúvida, através do deputado federal Ricardo Barros, um grande apoiador do município de Arapongas, agora a gente vai inaugurar a central de monitoramento, um grande orgulho para a cidade de Arapongas, uma cidade com esse porte, ter a própria central de monitoramento, com equipamentos modernos, que vai garantir cada vez mais segurança para a população.

A gente tem um grande orgulho da nossa Guarda Municipal, do trabalho conjunto que tem com a Polícia Militar, Polícia Civil, e através do deputado Ricardo Barros, nosso grande parceiro do município de Arapongas, a gente vai realizar esse sonho, trazer cada vez mais segurança para a cidade, que é a cidade mais segura do estado do Paraná, entre os municípios que têm mais de 100 mil habitantes. Então o foco é esse, investimento de segurança através dos nossos parceiros para que a gente mantenha esse título.”

Presente no evento, o deputado federal Ricardo Barros, responsável por viabilizar os recursos da Muralha Digital junto ao governo federal, enfatizou a importância da tecnologia para manter a liderança de Arapongas nos índices de segurança:

“A cidade de Arapongas já é a cidade mais segura e a nossa muralha digital, recurso que consegui do governo federal aqui para a cidade de Arapongas, vai colaborar para isso. É uma central de controle, de integração da sua segurança, que vem a dar mais apoio, uma segurança para todos que atuam no setor e também para a população de nossa querida Arapongas.

Isso é bom para dar segurança a quem trabalha, para eles próprios terem controle do que vem acontecendo. Nós temos aqui uma guarda que é referência para o Paraná, para o Brasil. Até o prefeito Silvio Barros já esteve aqui visitando para conhecer como funciona. Então nós somos muito felizes em poder contribuir para melhorar a segurança de uma cidade que já é a mais segura do Paraná.”

O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, visivelmente emocionado, celebrou o projeto como um sonho pessoal:

“Eu diria que é um sonho sendo realizado hoje, um dia importante para a segurança pública, até porque era um sonho pessoal meu, acredito que é um sonho do GM Micheletti, superintendente, e um sonho da secretaria também.

O que é o Muralha Digital ou cercamento eletrônico? São câmeras inteligentes, que captam imagens de veículos, captam imagens de placas e fazem o registro dessas placas jogando para o centro de monitoramento nosso. Então hoje eu diria que todos os veículos que entram e saem da cidade de Arapongas são monitorados.

Isso é replicado. Essas imagens também são compartilhadas com a Polícia Rodoviária Federal, com a Polícia Militar, com a Polícia Civil. Então, um sonho realizado. Arapongas já é referência na área de segurança pública e passa a ser referência também agora quando se trata de monitoramento. Então, um ganho para a cidade e um ganho para toda a população.

São três viaturas, no porto estão presentes duas delas, porque estão em fase de plotagem. São veículos adquiridos por meio de convênio com o governo federal, através do Ministério da Justiça, e tudo isso são equipamentos, são soluções que vêm só aumentar, melhorar mais a segurança pública de Arapongas e, consequentemente, quem ganha com isso é a população.”

Sérgio Onofre, superintendente da Casa Civil e ex-prefeito de Arapongas, também esteve presente e destacou que o projeto é fruto de uma construção de longa data:

“É verdade, é um projeto antigo nosso e que o deputado Ricardo Barros acampou esse projeto e agora é uma realidade na cidade.

Não é um projeto de multa, é um projeto de fiscalização do nosso município. Os carros que entram roubados, pessoas que vêm de fora para fazer aqui em Arapongas os seus roubos, saem daqui. Então é um projeto que vai dar segurança às famílias araponguenses.

Só queria deixar muito claro, porque as pessoas invertem: onde vê câmera, fala que é para multa. Não, não é multa não. É um projeto que vai guardar a família araponguense.

Viaturas para as escolas. Isso é investir na educação, é dar segurança para o seu filho. Isso que o Rafael está fazendo. Eu sempre falei que a eleição do Rafael era primordial, porque daria continuidade a esse grande trabalho que a gente conseguiu fazer durante oito anos. E o Rafael está cumprindo isso à risca. Está sendo um bom prefeito, é um menino novo, está investindo muito na educação, porque ele é fruto da educação. Ele fez educação pública, ele se formou em Direito, ele virou procurador, fazendo educação pública. Então ele sabe o que é isso.”

Por fim, o superintendente da Guarda Municipal de Arapongas, Micheletti, falou com entusiasmo sobre os avanços concretizados nesta sexta-feira:

“Hoje, como você bem disse, é um dia importante para nós. Está sendo entregue hoje, inaugurado, finalmente, oficialmente, a nossa Muralha Digital, que já vem dando, mesmo em períodos de teste, um resultado magnífico para a cidade, onde nós ampliamos muito esse monitoramento que nós fazemos dos veículos que transitam na nossa cidade, que entram ou saem do nosso município.

E aproveitando o evento, também já estamos hoje fazendo a entrega oficial de três Fiat Cronos que chegaram mediante um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde o objetivo deles é reforçar o patrulhamento escolar no nosso município.

É de extrema importância que a Guarda Municipal continue com esse crescimento, não só em equipamentos, como treinamento, para que nossos agentes tenham a condição ideal para o enfrentamento, para que tenham a condição de fazer a prevenção dos crimes antes que eles aconteçam. E nós estamos trabalhando nesse sentido, estamos entregando isso, tem muito mais coisas ainda por vir, estamos ainda trabalhando com o cronograma para dois anos adiante para mais equipamentos para a nossa cidade.”

Com a inauguração da Muralha Digital e a entrega das novas viaturas, Arapongas se consolida ainda mais como referência em segurança pública no Paraná, reforçando o compromisso da gestão municipal com a proteção e bem-estar da população.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: