Imagem por: Caio Andrade e André Garcia/Canal 38

Campanha conta com participação ativa do prefeito Rafael Cita, do secretário de Segurança Pública Paulo Argati e do major Wolski da Polícia Militar e várias autoridades.

O município de Arapongas deu início nesta manhã desta terça-feira (06) às ações do Maio Amarelo, mês de conscientização para a segurança no trânsito.

O evento de abertura foi realizado na sede da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar e contou com a presença do prefeito Rafael Cita, do secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, e do comandante da PM, major Wolski. Todos reforçaram o compromisso da cidade em promover um trânsito mais humano e seguro.

Durante a abertura, o prefeito Rafael Cita destacou a importância da participação da população nas ações de segurança viária:

“A educação no trânsito é fundamental para redução de acidentes. Não adianta só a prefeitura tomar medidas, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, se a população não aderir e cumprir as regras de trânsito. Se todo mundo cumprir minimamente as regras de trânsito, a gente vai ter uma cidade muito mais segura e com menos acidente, menos vítimas, menos lesões.

Então, é um chamado à população. Até o nosso slogan de governo é ‘Nossa cidade, nosso compromisso’, porque a cidade, inclusive nos aspectos de segurança no trânsito, é nosso compromisso — tanto da Prefeitura, das forças de segurança e da população como um todo”, afirmou o prefeito.

Cita também ressaltou os investimentos em mobilidade urbana feitos pelo município:

“A gente está investindo bastante em projetos de mobilidade urbana, em sinalização viária, justamente para orientar melhor os motoristas. Arapongas tem uma frota de veículos que é quase a mesma quantidade de habitantes. São mais de 103 mil veículos cadastrados para uma cidade com 130 mil habitantes. Acho que, se eu não me engano, é a 10ª maior frota de veículos do estado do Paraná. Então tem muito veículo na rua.

É uma cidade que tem muito carro. Estamos investindo em novos projetos para a melhoria do fluxo no trânsito, em transposições novas, para dar alternativas para o cidadão e não concentrar o trânsito só em uma via. Mas a gente conta também com o apoio do cidadão para que cumpra as normas de trânsito”, completou.

O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, detalhou as ações planejadas e os recursos investidos:

“O movimento Maio Amarelo é um movimento internacional, cujo objetivo principal é a redução de mortes no trânsito. Arapongas não poderia ficar de fora. Já vem há anos trabalhando com esse movimento, interagindo com ele e levando boas práticas para o trânsito. Vamos ter um mês intenso de palestras e blitz educativas. Arapongas é uma cidade diferenciada, temos um trânsito muito complexo. Hoje, segundo dados do Senatran, temos 104 mil veículos. Não tem como não ser um trânsito complexo.”

“A gente faz educação no trânsito 24 horas por dia, com nossas viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Investimos em segurança todos os dias, desde a melhoria da sinalização até a troca de uma placa de trânsito.

Recentemente, investimos mais de um milhão de reais em sinalização viária e hoje assinei uma nova licitação de R$ 700 mil também para sinalização. É um investimento contínuo, com recursos do município, do estado e do governo federal. E o mais importante: menos mortes no trânsito a cada ano. Esse é o nosso maior objetivo”, destacou Argati.

O comandante da 7ª Companhia da Polícia Militar, major Wolski, reforçou o papel da educação desde a infância e o trabalho das forças de segurança ao longo do mês:

“Nós estamos hoje fazendo o lançamento do Maio Amarelo, com o tema de um trânsito mais humanizado. Lembremos que em 2011 foi lançada pela ONU uma ação global sobre segurança viária, e em 2013 o Maio Amarelo passou a integrar esse esforço. O objetivo é claro: diminuir mortes e acidentes no trânsito.”

“Nosso trabalho começa desde cedo, com as crianças, que serão os futuros pedestres, ciclistas, motoqueiros e motoristas. Temos que educar aquela pecinha que fica atrás do volante. Esse é o primordial: educação. Vamos fazer palestras em empresas, sim, mas também blitz. Porque só a educação às vezes não é suficiente. Precisamos tirar do trânsito quem dirige alcoolizado, por exemplo. Essa também é nossa função”, concluiu o major.

Com a campanha oficialmente iniciada, a Prefeitura de Arapongas e as forças de segurança se unem ao longo de todo o mês de maio para promover atividades educativas, fiscalizações e ações de conscientização, visando um trânsito mais seguro para todos.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: