Na noite de segunda-feira (28) marcou o início de um novo formato de atuação da Câmara Municipal de Apucarana: a realização de sessões itinerantes. A primeira delas aconteceu nas dependências da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), reunindo estudantes, vereadores e representantes do Poder Executivo em um momento de aproximação entre o Legislativo e a comunidade acadêmica.
Durante a sessão, foram discutidos e aprovados, por unanimidade, 20 projetos e requerimentos importantes para a cidade. O presidente da Câmara, Danylo Acioli, destacou a relevância da iniciativa e antecipou a agenda das próximas sessões itinerantes.
— Hoje nós tivemos uma sessão itinerante aqui na Unespar, onde pudemos ter também a participação do público e vários requerimentos em pauta. A Câmara Municipal de Apucarana é a casa apucaranense, mas é a casa móvel, que não fica restrita àquelas quatro paredes, e nós implementamos o início das sessões itinerantes, em que levaremos a Câmara Municipal a toda a comunidade de Apucarana, afirmou Acioli.
Segundo ele, o objetivo é fazer com que o Legislativo esteja mais próximo da população, ouvindo suas demandas diretamente nos locais onde elas nascem. A próxima parada será na FAP (Faculdade de Apucarana), e depois estão previstas sessões na UTFPR, Facnopar, bairros e distritos da cidade.
— Nós iniciamos aqui na Unespar, mas a próxima será na FAP, depois na UTF-PR, na Facnopar, e levaremos até os distritos, aos bairros da cidade, porque o vereador precisa estar próximo da população. O vereador não pode se esconder, não. Pelo menos nós aqui não iremos nos esconder, pontuou o presidente.
Acioli aproveitou para agradecer à direção da Unespar, especialmente pela acolhida da sessão dentro do “Gralha Azul”, um dos principais auditórios da instituição.
— Foi um momento importante com a comunidade acadêmica da Unespar, em especial o pessoal do curso de Direito. Agradeço a abertura aqui do Gralha Azul para que nós pudéssemos votar 20 projetos e requerimentos importantes para a cidade de Apucarana. Nós estamos vivendo um novo momento, momento em que discutimos assuntos importantes como saúde, educação, funcionalismo público, asfalto, enfim, estamos tratando de muita coisa importante para que Apucarana ande e avance — que é o que nós precisamos.
Em relação ao calendário, Acioli informou que está em contato com o coordenador do curso de Direito da FAP, professor Márcio, e com o diretor Paulo Pavolac, para a realização da próxima sessão no dia 26 de maio.
— A FAP é um marco, assim como a Unespar também é. Nós queremos estar perto do povo, perto dos acadêmicos, porque eles são o futuro também da nossa classe pensante e produtiva da cidade de Apucarana.
Além da sessão itinerante, o presidente da Câmara adiantou que na próxima terça-feira, entre 18h10 e 18h30, será realizada uma sessão extraordinária em formato remoto, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara, para votação do projeto do Refis — programa de refinanciamento de dívidas municipais.
— Votaremos o Refis, que é bom para a população de Apucarana. Você que tem dívida com o município vai poder fazer um refinanciamento, parcelar, tirar multa, tirar juros, tirar mora, tirar encargo, e poder discutir isso aí na Câmara, é importante, para poder liberar que a população que quer tanto acertar as suas dívidas com o município, mas não consegue pagar à vista, consiga fazer isso.
Encerrando sua fala, Acioli destacou a união dos vereadores, que votaram todas as matérias por unanimidade, e agradeceu também ao prefeito e ao diretor da Unespar, presentes na sessão.
— Todos os requerimentos votados, todas as matérias hoje foram votadas por unanimidade, com a concordância de todos os vereadores. Eu quero agradecer a todos eles. Agradecer também ao prefeito Rodolfo Mota que se fez presente aqui na sessão, ao diretor da Unespar o professor Daniel Fernando Matheus Gomes, que também esteve aqui, fez uso da palavra. Nós precisamos pensar Apucarana, e quando o pensamento é o avanço da nossa cidade, aí não tem lado político, concluiu.