Uma operação de grande porte coordenada pela Polícia Civil e com apoio da Guarda Municipal de Arapongas, através do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), resultou no resgate de mais de 2 mil animais em situação de maus-tratos na região do Jardim Caravelle, em Arapongas. A ação foi desencadeada após denúncia anônima feita pelo Disque Denúncia 181.
As fiscalizações começaram na quinta-feira (10/04) e foram finalizadas na tarde de sexta-feira (11/04), com a participação da Polícia Ambiental, Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e veterinários do Hospital Veterinário da UNIFIL, de Londrina.
Na residência alvo da operação foram encontradas cerca de 2.000 aves exóticas, incluindo espécies como Mandarins, Manons, Ringnecks, Diamantes-Goulds, Rolinhas-diamantes, Calopsitas, codornas e galinhas, além de coelhos e porquinhos-da-índia. A equipe técnica constatou condições precárias, como superlotação em gaiolas, falta de ventilação e luz solar, higiene deficiente e alimentação inadequada, caracterizando maus-tratos aos animais.
Cerca de 800 aves e 60 coelhos, que estavam em estado mais crítico, foram imediatamente recolhidos para tratamento no Hospital Veterinário da UNIFIL. Os animais restantes permanecerão na residência, que deverá ser monitorada e passar por melhorias para garantir o bem-estar dos animais, conforme exigência legal.
A operação resultou na aplicação de um Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de 30 Unidades Fiscais de Arapongas (UFA’s). Os responsáveis pelo local, identificados como (pai e filho), foram encaminhados à 22ª Subdivisão Policial de Arapongas para prestar esclarecimentos e responder pelos atos.
A residência será mantida sob vigilância para assegurar o cumprimento das determinações legais e ambientais.