Durante a primeira sessão ordinária do mês de abril, realizada nesta segunda-feira (07), o vereador Moisés Tavares, destacou a relevância da imprensa para a transparência do poder legislativo e celebrou o Dia do Jornalista, parabenizando os profissionais da comunicação que atuam com ética e compromisso com a informação.
“Hoje nós tivemos, na verdade, só projetos de lei discutidos e votados na sessão da Câmara, inclusive com o apoio da imprensa, para que a matéria chegue até os apucaranenses. Se não são os jornalistas, os veículos de comunicação feitos com profissionais éticos, a informação não chega nos ouvidos da nossa população”, declarou o presidente.
Na pauta da sessão, foram votados projetos em primeiro e segundo turno, com temas variados que incluem melhorias no sistema de saúde pública – como prazos para consultas médicas – e também ações voltadas ao desenvolvimento urbano de Apucarana.
Entre os destaques da sessão, Moisés Tavares apresentou um projeto de lei de sua autoria que cria o Banco de Serviços Voluntários do Município de Apucarana. A proposta foi aprovada em primeira votação de forma unânime e, segundo o vereador, é fruto de um estudo que ele realiza desde a legislatura passada.
A iniciativa visa conectar cidadãos dispostos a prestar serviços voluntários com as entidades sociais que necessitam de apoio. “Apucarana é referência pelo trabalho social das suas entidades. Temos uma forte veia de solidariedade em várias áreas: saúde, educação, cuidado com crianças, idosos, meio ambiente, animais, entre outros. E grande parte dessas ações é movida pelo trabalho voluntário”, afirmou Moisés.
O projeto prevê a criação de um espaço no site da Câmara Municipal para cadastramento dos voluntários e das entidades. Quem quiser oferecer um serviço poderá preencher um formulário informando dados pessoais e áreas de aptidão. Já as instituições poderão detalhar quais são as necessidades, segmentos de atuação e tipos de apoio que precisam.
“A ideia é simples e eficaz: promover o encontro entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Apucarana vai melhorar ainda mais o atendimento nas entidades sociais quando conseguirmos conectar essas pessoas”, explicou o parlamentar. “Esperamos que essa proposta seja aprovada em segunda votação e, após ser sancionada e regulamentada, possa contar com a divulgação da imprensa para alcançar todos os apucaranenses que têm vontade de fazer a diferença.”
Moisés ainda citou exemplos de instituições que realizam trabalhos notáveis, como o Lar Sagrada Família, a Edhuca, a Casa de Misericórdia, a Associação dos Autistas o projeto Download, entre outras. “São entidades sérias, com demandas reais, que merecem esse suporte. Com esse banco de voluntários, queremos ampliar a rede de solidariedade da nossa cidade.”
Encerrando sua fala, o vereador reforçou o papel do Legislativo em propor soluções práticas e sociais, agradeceu a cobertura dos veículos de comunicação da cidade e afirmou que espera levar mais propostas como essa ao plenário nas próximas sessões.