O combate à dengue ganhou reforço nesta semana em Apucarana. A 16ª Regional de Saúde, em parceria com a Prefeitura, a Autarquia Municipal de Saúde e orientação direta da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, deu início à aplicação do chamado “fumacê” — o inseticida UBV pesado — em bairros do município, com o objetivo de eliminar mosquitos transmissores da doença.

Segundo Lucas Leugi, diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, a ação acontece após um leve aumento nas notificações de casos positivos nas últimas semanas.

“Eu sempre fui um crítico ferrenho da gestão passada quando o assunto era dengue. Mas agora, à frente da 16ª Regional, é meu papel mostrar como fazer diferente. Não adianta apontar o dedo e depois não resolver. Com orientação do secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto, montamos um gabinete de crise para analisar esse aumento de casos. E com apoio da Autarquia de Saúde, que forneceu os documentos necessários, iniciamos a aplicação do UBV pesado nos bairros”, afirmou Leugi.

Ele explica que o fumacê é eficiente apenas contra os mosquitos adultos que estão voando, e por isso sua aplicação é feita em horários estratégicos — no início da manhã e no final da tarde, quando os insetos estão mais ativos. “Quando a caminhonete passar pela sua rua, deixe as janelas e portas abertas. O fumacê não mata larvas ou ovos, mas é eficaz contra o mosquito que já está voando”, orientou.

A população também é lembrada da importância de eliminar focos do Aedes aegypti, principalmente recipientes que acumulam água parada. A ação faz parte de uma força-tarefa estadual para impedir o avanço da doença neste período de instabilidade climática.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: