A 16ª Regional de Saúde de Apucarana promoveu nesta quarta-feira (24) uma capacitação sobre prevenção do câncer em mulheres, antecipando as ações do “Outubro Rosa”.
O evento, realizado no Auditório Araucária às 9 horas, reuniu secretários de saúde e profissionais da área de saúde dos 17 municípios da região. As palestras tiveram foco no diagnóstico precoce e na importância dos exames periódicos.
Sabrina Kauniczki, chefe da Atenção Primária de Saúde, destacou o cronograma das ações e a importância de sensibilizar as mulheres e a comunidade.
“A gente está trabalhando a questão do Outubro Rosa antes. A ideia da coordenadora do programa, da Mara, é vamos falar antes. E nós temos aqui na Regional os municípios de abrangência, são 17 municípios. Todos a partir de agora, do start aqui da Regional, vão desenvolver ações nos 17 municípios. Então, entre as ações, a gente tem palestras, campanhas, eles podem fazer em empresa, tem gente que faz passeata. Muito importante o horário estendido, então, a UBS fica algumas abertas à noite, funciona no sábado. Tudo pra favorecer essa mulher, tá procurando a unidade básica pra questão da mamografia, da coleta do Papanicolau, que é o preventivo. Eles fazem atividades em sala de espera, eles decoram a UBS. Então, é um mês de sensibilização. A gente fala que o cuidado não para. Mas em outubro é importante para gente sensibilizar, fazer a mulher pensar, a comunidade pensar na importância que a gente tem de prevenir o câncer de colo de útero e de mama.
E a importância também tem os direitos, os deveres. Às vezes a mulher vai numa UBS e vê todo esse atendimento, toda essa campanha, ela pode estar incentivando outras amigas a procurar o mesmo tratamento. Então ela vai, tem um bom atendimento, ver que a UBS está propícia e preparada para um acolhimento para ela. Então ela pode falar na empresa, ela pode falara na comunidade. Lembrando que nesse momento a gente não trabalha só a prevenção do câncer, a gente trabalha ações na saúde integral da mulher. Então tem testagem de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, a gente trabalha saúde sexual e produtiva. Então é um bom momento de acolhimento e escuta dessa mulher.”
Mara Lúcia Costa, responsável pelos programas de rastreamento de câncer de colo e de mama da 16ª Regional, reforçou a importância do cuidado integral da saúde da mulher durante todo o ano.
“É muito importante o cuidado integral da saúde da mulher e lembrar que nós temos que cuidar da saúde o ano todo, e não somente em outubro. Que em outubro, o que acontece? Faz filas nos prestadores de mamografia, de exame de citologia, e muitas vezes a mulher tem alguma alteração e ela fica esperando nessa fila. Então ela tem que pensar que ela tem que cuidar da saúde o ano todo, tanto que o tema do nosso evento é outubro, vamos falar antes, e nós estamos em setembro. E é isso, é para chamar a atenção que as mulheres têm que estar com cuidado o ano todo, e não somente num mês no ano, que o prestador não trabalha somente no ano. E ela tem que cuidar da saúde dela integral, porque ela cuida muito da família, esquece muitas vezes de se cuidar. O programa de rastreamento do câncer de colo, de mama e de útero é o único no Brasil que tem rastreamento definido. Rastreamento definido é cuidar de pacientes, mulheres assintomáticas, que precisam ser cuidadas, sem indicação.
Ela não tem sintomas, mas a cada período, naquela faixa etária, ela vai ser cuidada. Então ela vai fazer ou mamografia a cada dois anos em uma faixa determinada de 50 a 69, que é o protocolo do Ministério do INCA. Não é eu que estou falando, mas existe um consenso, um protocolo. E para a citologia de colo, que é o Papanicolau, se ela tiver dois anos consecutivos com uma citologia normal, ela passa para três anos. Nós estamos aí em pleno mudança também de método, vamos ter aí outro método para o ano que vem, mas por enquanto a gente continua com o método Papanicolau. É um momento muito importante de conscientização, o trabalho que vocês estão fazendo. Além desse trabalho de conscientização, essas campanhas, houve também um canto aqui do coral. Pessoal aqui tudo participou e deixou todo mundo emocionado. Eu sempre trago a música, a dança, porque ela é uma terapia. Nós vamos ter o reiki, vamos ter um chazinho de lavanda. Nós vamos ter algumas coisas que são as práticas que estão aí no SUS para serem implementadas, que é muito importante também. Não é só o medicamento, a promoção e prevenção é a porta de entrada e que é a atenção primária. Antes de você chegar na doença, você tem que cuidar da saúde, você tem que promover e cuidar.
O evento reforçou a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde da mulher, além de conscientizar profissionais e a comunidade sobre o impacto do diagnóstico precoce na qualidade de vida.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38