Antecipando-se à chegada dos dias mais quentes e chuvosos, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana anunciou o lançamento da campanha “Previne Dengue”, que tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção e controle da doença, reduzindo riscos e protegendo a população antes do aumento esperado na circulação do mosquito Aedes aegypti.

O evento de lançamento está marcado para o dia 1º de setembro (segunda-feira), às 10 horas, no Auditório Araucária, sede da 16ª RS. A principal proposta é garantir a adesão dos 17 municípios da área de abrangência, reafirmando o compromisso conjunto no combate à dengue.

“Vamos propor a assinatura de um termo de adesão de todos os municípios, consolidando uma rede integrada para o enfrentamento da dengue”, anunciou o diretor da regional, Lucas Leugi.

A participação dos secretários municipais de saúde, equipes técnicas e representantes da sociedade civil organizada será fundamental para o engajamento e o sucesso da campanha, destacam os profissionais da saúde pública.

De acordo com Lucas Leugi, a meta é estimular a antecipação das ações de combate ao mosquito, como visitas domiciliares, bloqueios de casos suspeitos notificados, monitoramento de pontos estratégicos e orientação contínua à população.

Os números reforçam a urgência da mobilização. No período de 2023/2024, a 16ª RS registrou 44.555 casos de dengue e 79 mortes. Já em 2025, até o momento, foram contabilizados 4.829 casos e 3 óbitos confirmados nos municípios da região.

“Precisamos nos organizar e agir com antecedência para eliminar focos do Aedes aegypti e preservar vidas”, reforçou Lucas Leugi, convocando todos a se engajarem na campanha.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: