Imagem por: Lucas Leal/Canal 38

No início da manhã desta segunda-feira (15), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Polícia Civil (PCPR) deflagraram a Operação Hígia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Apucarana e região. A ação contou com o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão.

O delegado Victor Hugo, da Polícia Civil de Apucarana, detalhou a operação e suas investigações. “Hoje foi então deflagrada a Operação Hígia, uma operação que se desenvolveu e foi deflagrada em parceria com a Polícia Militar. Uma operação que tem como alvo uma organização criminosa voltada especialmente para o tráfico de drogas na região do bairro Vila Regina, nesta cidade. As apurações demonstraram também que eles se utilizaram de artifícios para lavagem de capitais decorrente do dinheiro obtido com o tráfico de drogas, mediante laranjas e transações fracionadas, pulverizadas. Também estamos investigando tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas.

As investigações demonstraram uma movimentação expressiva nas contas desse grupo, com diversas conversas e transações realizadas no sentido de venda de drogas. Um grupo que estava dominando uma região da cidade. A partir de duas ações da Polícia Militar neste ano, que resultaram em prisões em flagrante, somamos esforços com informações de inteligência da Polícia Militar, resultando nesta operação para realmente desarticular essa organização criminosa. Prendemos, por mandado de prisão, o líder dessa organização criminosa, identificado, e outros 14 pessoas também foram presas.

O líder é de Apucarana, e informações de inteligência já indicavam há algum tempo que ele estava comandando parte da cidade, especialmente na região do bairro Vila Regina. As apurações permitiram constatar que ele utilizava contas de terceiros, mas conseguimos identificar que essas contas eram acessadas em seu endereço, verificando todo o fluxo financeiro. Em três meses, mais de 200 mil reais foram movimentados. Considerando a pulverização do dinheiro, acreditamos que isso representa apenas uma parcela do total, pois muito do tráfico, especialmente de crack, ocorre em espécie.

Com a retirada recente da tropa do Tubarão, essa organização tentava ganhar mais espaço em Apucarana, mas foi barrada hoje nesta operação conjunta da Polícia Civil e Militar. No ano passado, realizamos a Operação Baby Shark e retirou uma grande organização voltada para o tráfico, mas as apurações continuam. Qualquer grupo que queira se instalar na cidade enfrentará a repressão qualificada das instituições de segurança pública. Nosso foco hoje foi uma outra organização criminosa que mantinha um comando isolado em um determinado espaço da cidade. Representamos ao Poder Judiciário pelos mandados de prisão, busca e outras medidas relativas a essa organização, que foram deferidos. Hoje foi o resultado de um trabalho iniciado no início do ano, somando esforços com a inteligência da Polícia Militar. Operação em bairro com alto índice de criminalidade. Um bairro em que os moradores têm sofrido muito com a questão do tráfico de drogas. A Polícia Militar atuava constantemente, resultando em diversas prisões em flagrante, e hoje buscamos desarticular aqueles que estavam no comando de todas essas operações criminosas”, concluiu o delegado.

O tenente Jair, do 10º BPM de Apucarana, reforçou a importância da ação conjunta. “É a integração entre as forças de segurança, Polícia Militar e Civil. Nesta manhã, foi deflagrada a Operação Hígia, nome da deusa grega da limpeza e da saúde, em referência ao líder da organização criminosa, de alcunha Rato Branco, um animal tido como praga em diversas culturas. A operação teve como foco a Vila Regina, um bairro que vem sendo degradado pelo tráfico de drogas. Então, é um problema não só de segurança pública, mas também de saúde pública. Atendemos também outros bairros da cidade: Vila Formosa, Jardim Marissol, entre outros.

Antes desta data, já haviam sido presas cinco pessoas, e hoje foram presas mais dez, totalizando 15 pessoas. Além disso, foram apreendidos cerca de 20 mil reais em espécie, três veículos, uma certa quantidade de drogas, balanças de precisão e outros itens utilizados pelo tráfico. Os veículos eram de propriedade dos envolvidos e, posteriormente, buscamos o perdimento junto ao Poder Judiciário, para que não sejam devolvidos aos proprietários. O objetivo é descapitalizar essas organizações, de forma que não tenham condições de manter a atuação ilícita. Os trabalhos continuam mesmo após a operação, que se iniciou a partir de abordagens da Polícia Militar e será investigada pela Polícia Civil, com certeza gerando desdobramentos posteriores”, concluiu o tenente.

Além disso, foram apreendidos, 46 gramas de maconha, 11 aparelhos celulares, 2 motocicletas e 1 automóvel. O líder da Organização Criminosa está entre os detidos, ele foi localizado em um apartamento no Núcleo residencial Papa João Paulo.

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: