Imagem por: Caio Andrad e André Garcia/Canal 38

A cidade de Arapongas sediou nesta quarta-feira (9), no CCI Tia Su, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo autoridades, trabalhadores da rede socioassistencial e representantes da comunidade. A secretária de Assistência Social, Marisa Bazana, destacou a importância do encontro e reforçou o papel da população na construção das políticas públicas.

“Hoje nós já estamos começando a 14ª Conferência de Assistência do Município de Arapongas. Nós já tivemos a Conferência do Idoso, que também foi aqui, a Conferência da Mulher, e agora a Conferência da Assistência. É a 14ª porque já aconteceu ao longo de 14 anos”, iniciou Marisa.

A secretária explicou que o evento é um espaço democrático, onde a população pode participar ativamente das decisões que envolvem os serviços públicos. “A conferência é aquele momento de conversa, de debate, de escuta. É quando a população tem voz e vez, pode trazer ideias e propostas, para que depois sejam debatidas no Congresso Estadual e, posteriormente, no Federal, porque nós temos esses dois âmbitos”, afirmou.

Ela também lembrou das pré-conferências realizadas nos bairros, que serviram de preparação. “Já tivemos os encontros preparatórios, onde a população pôde participar e trazer propostas. E hoje, aqui, também serão discutidas essas sugestões.”

Segundo Marisa, momentos como esse aproximam o poder público da comunidade. “Quanto mais a população se torna participativa, mais ela pode cobrar, mais ela pode se sentir ativa nesse processo que todos nós temos que participar. E todos nós temos que estar engajados”, frisou.

A secretária citou exemplos de propostas debatidas em conferências anteriores, como a do Idoso e da Mulher. “Na pauta do idoso, sempre vem propostas muito boas. Hoje as pessoas não envelhecem mais como antes. Os idosos estão cada vez mais jovens — vamos dizer assim. E uma proposta que eu lembro bem foi de atendimento direcionado ao idoso em casa. Essa foi uma das escolhidas e vai para debate agora em Foz do Iguaçu, onde será realizada a conferência estadual.”

Já sobre a Conferência da Mulher, Marisa destacou uma proposta voltada ao combate ao feminicídio. “Infelizmente, o feminicídio está muito em alta. Então surgiu uma proposta com foco maior na punição desse tipo de crime. E isso não é apenas um desejo local, é um desejo do país. Essa proposta também vai para Foz do Iguaçu, assim como todas as conferências estaduais — do Idoso, da Mulher e da Assistência — que serão realizadas lá.”

Ao final, a secretária fez um convite para que a população procure os serviços oferecidos pela Assistência Social. “A Secretaria fica no prédio da prefeitura, na Rua Garças, no segundo andar. Estamos lá das 8h às 11h e, mesmo quando a prefeitura fecha no horário de almoço, continuamos por lá até às 17h. Pode ir lá, todos serão muito bem-vindos.”

Ela reforçou que há diversos programas disponíveis, conforme o perfil de cada cidadão. “Existem muitos programas que o cidadão pode participar, de acordo com o seu cadastro. Para o idoso, por exemplo, tem a carteirinha do idoso para viagens interestaduais, que está saindo agora. Então tem muita coisa bacana. Dúvidas? Procurem a gente. Estamos ali para atender com o maior prazer”, concluiu Marisa Bazana.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: