Arapongas venceu a edição de 2024 do ranking “Cidades Amigas do 5G”, divulgado pela Conexis Brasil Digital.

O evento de premiação aconteceu na última segunda-feira, 20, no Ministério das Comunicações, em Brasília, contando com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, do superintendente-executivo da Anatel, Abraão Balbino, e do presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, além de diversos representantes.

O levantamento foi contratado pela Conexis e realizado pela consultoria Teleco, avaliando os 326 maiores municípios brasileiros. O ranking Cidades Amigas do 5G chega à sua 9ª edição e substitui o prêmio Cidades Amigas da Internet.

Este ano, considerando que todos os municípios com mais de 500 mil habitantes já têm rede 5G disponível, a Conexis acrescentou esta categoria à premiação visando reconhecer as ações realizadas para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade e, assim, antecipar as metas estabelecidas pela Anatel. Com quase dois anos de operação no Brasil, o 5G já chegou a 24,3 milhões de acessos e mais de 490 municípios atendidos. Para municípios com mais de 500 mil habitantes, o edital do 5G previa a cobertura até julho de 2025.

5G EM ARAPONGAS
Em 2023, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, sancionou a Lei nº 5.256 (de 01 de novembro de 2023) que estabeleceu diretrizes para a instalação de infraestruturas e suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicações (ETR), através de contato com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (ABRINTEL) e regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Na época, todo o procedimento passou também pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (Semude), sem custo para o município. “A internet 5G traz a possibilidade de maior rapidez e agilidade, garantindo melhor acesso e condições de uso a toda população. Agora, temos o reconhecimento de uma atuação eficaz, voltada à conectividade da população”, disse o prefeito Sérgio Onofre.
(Colaboração conexis.org.br)

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: