Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

A noite desta segunda-feira (9) foi marcada por uma sessão movimentada na Câmara Municipal de Apucarana. Com quase 15 matérias na pauta, entre projetos de lei, requerimentos e moções de reconhecimento, o vereador Moisés Tavares fez uso da tribuna para exaltar o volume de iniciativas propositivas e detalhar pontos importantes das discussões.

De forma enfática, o parlamentar comentou:

“Essa é a sessão que a gente gosta de participar, com várias matérias, matérias propositivas, matérias que tratam a realidade de Apucarana e que de fato a população entenda como realmente matérias que atingem diretamente a sua vida. É uma pauta longa, quase 15 matérias entre projetos de leis, requerimentos, alguns em segundo turno, outros em primeiro turno, requerimentos, pedidos de informações diretamente a alguns órgãos específicos aqui do município de Apucarana, moções de reconhecimento, algumas feitos de apucaranenses, sobretudo no esporte, como a nossa atleta Mandalene, enfim, tantos outros atletas e outros homenageados que de fato aqui de Apucarana recebem a nossa homenagem.

De minha autoria especificamente, um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da responsabilização e encaminhamento de socorro quando de atropelamento de animais nas vias de Apucarana. Sabemos que isso acontece, infelizmente, não é com frequência baixa. Muitas pessoas, na grande maioria das vezes, é por acidente mesmo. Poucas vezes são por má fé, mas mesmo aqueles que são por má fé ou são por acidente precisam ser responsabilizados com relação a tomar as providências. Ligar para um socorro, encaminhar o devido animal, enfim, independentemente do seu porte, inclusive, para o seu resgate.

Nós sabemos que temos ali na região, por exemplo, do Lago Jaboti, várias capivaras que de tempos em tempos saem lá para fazer o seu passeio, às vezes no final de semana, às vezes durante a semana, em período noturno, que é pior ainda porque, pela falta de luminosidade, o risco de acidente é maior ainda. Cães, gatos, na cidade inteira, é comum acontecer atropelamentos. Nós sabemos que isso não é maus-tratos, mas muitas vezes a negligência de encaminhar o socorro, aí sim, nós não podemos admitir. Precisamos criar a cultura de encaminhar o socorro, seja ligando para um centro de saúde animal, seja ligando para a Guarda Municipal, para o Trânsito, para que a via seja sinalizada de acordo com o que for possível, para evitar novos acidentes.

Obviamente, quando for um acidente com um animal de grande porte, como por exemplo um cavalo, que não é raro acontecer, principalmente nas rodovias aqui na entrada da cidade, acidentes grandes com cavalos, para evitar que acidentes maiores com motoristas, com motociclistas aconteçam. Então, seja lá no animal silvestre ou não, de pequeno ou grande porte, esse projeto de lei visa estabelecer que a população, ao se envolver no acidente, faça o devido encaminhamento para que a gente possa garantir a saúde, a vida daquele animal atropelado e também evitar riscos maiores.

Tivemos também um requerimento de minha autoria, dentre os vários requerimentos votados aqui, encaminhado à Copel. Nós temos ali um problema sério no Jardim Primavera, na região do João Paulo, com relação a uma grande obra que a Copel está realizando, que é a construção de uma subestação, que é uma obra muito boa e nós agradecemos aqui esse investimento da Copel, mas tem causado um grande transtorno nas vias, nas ruas, enfim. A grande abertura de valetas, em dias de chuva, uma grande quantidade de água, de lama, que causou acidentes já com alguns motociclistas, com alguns pedestres, fora a sujeira que tem causado naquela região, com alguns moradores.

A gerência aqui da Copel já nos adiantou que tem pedido feito para aumentar a limpeza, varrição, caminhões-pipa, mas nós sabemos que é uma obra longa que vai passar ainda até o final deste ano. Então, precisamos dessa manifestação da Câmara Municipal para que a construtora e a Copel se responsabilizem com relação à limpeza.

Fora isso, outras pautas aqui de interesse da população e, mais uma vez, chamar a atenção aqui por alguns feitos do Poder Executivo. E nós tivemos aqui hoje a entrega de uniformes a mais de 460 alunos, uniformes escolares da APAE. Nossa APAE de Apucarana, que é a maior do estado, uma das melhores do país, que até então nunca tinha tido esse apoio da educação do município. Participamos hoje lá. É importante ressaltar essa grande política pública de incluir a APAE de Apucarana no sistema municipal aqui de educação. E tantas outras iniciativas que tivemos de vereadores, do Poder Executivo, e compartilhamos aqui na nossa sessão.”

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: