Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

Com a proposta de aliar sustentabilidade e geração de renda, o vereador Luiz Vilas Boas levou à tribuna da Câmara Municipal de Apucarana, na noite desta segunda-feira (14), um projeto que tem chamado a atenção: “Abelhas sem Ferrão, Polinizando o Mundo”.

A iniciativa, voltada ao incentivo da criação de abelhas nativas sem ferrão, busca fortalecer a produção de mel e a formação de uma nova cadeia econômica no município.

Durante a sessão ordinária, o vereador destacou a importância ambiental e econômica da proposta:

“Olha, esse é um projeto inovador aqui para a cidade de Apucarana. Uma noite espetacular com bastante participantes, bastantes produtores. E a questão da Abelha Sem Ferrão, ela vem viabilizar uma nova geração de renda para os nossos produtores. A finalidade desse projeto é incentivar cada vez mais a produção do mel da abelha sem ferrão e também da abelha Europa, que esta sim é uma abelha com ferrão.”

Além de fortalecer o setor produtivo, o projeto visa aumentar a polinização, fundamental para a agricultura e o equilíbrio ambiental:

“Olha, a cidade precisa aumentar a sua polinização, que é feita pelas abelhas. Sem abelhas não existe alimento e o planeta precisa cada vez mais de incentivar esse trabalho. E o nosso projeto tem o nome de Abelhas sem Ferrão, Polinizando o Mundo. Por quê? Porque a partir daqui nós queremos criar essa nova vertente da economia enquanto cooperativa.”

O vereador revelou que já há um número expressivo de produtores atuando no segmento:

“Veja, nós temos mais de 150 produtores já no município de Apucarana. Eu preciso fazer o levantamento, ver qual a produção de cada um desses produtores e acredito que esticando isso, levando isso para o Vale do Ivaí, nós vamos ter uma grande cooperativa a partir dos produtores aqui de Apucarana.”

A expectativa agora é ampliar o diálogo com produtores e instituições ligadas ao meio ambiente, para consolidar a iniciativa como uma política pública permanente e transformadora.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: