Em até 90 dias, qualquer cidadão poderá conferir, no Portal da Transparência, quem são e o que já fizeram os ocupantes de cargos de confiança da Prefeitura e da Câmara Municipal

O vereador Guilherme Livoti (União Brasil) celebrou neste sábado (17) a sanção da Lei nº 062/2025, de sua autoria, que obriga a divulgação dos currículos de todas as pessoas nomeadas para cargos comissionados nos Poderes Executivo e Legislativo de Apucarana. A medida foi aprovada por unanimidade na Câmara e agora é lei municipal.

Na prática, a Prefeitura e a Câmara terão 90 dias para disponibilizar (no Portal da Transparência) informações simples e diretas sobre cada nomeado:
* nome completo;
* nível de escolaridade;
* experiência profissional;
* cursos ou formações relevantes.

“O dinheiro é público, então os cargos de confiança também precisam ser públicos. A população tem o direito de saber se quem está recebendo salário de comissionado realmente tem qualificação para o trabalho”, reforça Livoti.

A nova lei não cria gastos extras – os dados já existem ou deveriam existir nos dossiês de RH e só precisam ser publicados no site oficial. Segundo o vereador, a iniciativa fortalece os princípios de transparência e moralidade previstos na Constituição e na Lei de Acesso à Informação.

Com a mudança, Apucarana torna-se um exemplo de transparência e moralidade para outras cidades, entrando para o grupo seleto de cidades que dão visibilidade às contratações políticas, dificultando indicações apenas por amizade ou interesse partidário.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: