O socorrista do SAMU de Arapongas demonstrou, em vídeo educativo, a forma correta de realizar a manobra de desengasgo, conhecida tecnicamente como Manobra de Heimlich. A técnica é fundamental para salvar vidas em casos de obstrução das vias aéreas por objetos, alimentos ou pequenos brinquedos.
Ele explica:
“Vou demonstrar para vocês quando uma pessoa acaba se engasgando, quando ela tem idade acima de 1 ano de idade, ou seja, uma criança, um jovem, um adulto ou um idoso acaba se engasgando. E o que você deve fazer? Primeira coisa que eu gosto sempre de deixar salientado é que, quando você for prestar os primeiros socorros a uma pessoa, tenha em mente que deve chamar o SAMU na hora, ligar 192 ou 193 para o Corpo de Bombeiros, para que você já comece a receber ajuda, principalmente instrução via telefone. Nós fazemos esse tipo de orientação: como proceder.”
O socorrista orienta que, após acionar o socorro, o atendimento deve ser iniciado rapidamente:
“A ideia é: toda vez que você for atender uma pessoa para fazer a manobra de desengasgo, deve vir por trás dela para que possa fazer o movimento correto: a compressão da região abdominal. Você precisa deixar o seu tórax encostado nas costas da pessoa. Se a pessoa for mais alta ou mais baixa, peça para ela sentar numa cadeira ou mesmo no chão, e você se abaixa, para que fiquem na mesma altura.”
Em seguida, ele detalha o procedimento:
“Localize o umbigo da pessoa para ter como referência. Aqui no boneco eu estou simulando: onde está esse meu dedo é o umbigo. Você fecha a sua mão, coloca logo acima do umbigo e gira ela. Assim, você já estará no ponto certo para fazer a compressão para desengasgar. A outra mão vai apoiar, para fazer força. Na hora de fazer o movimento, você realiza cinco compressões, para dentro e para cima. Assim: uma, duas, três, quatro, cinco.”
Ele esclarece que, na maioria dos casos, esse procedimento é suficiente:
“Normalmente, feitos esses cinco movimentos, na grande maioria dos casos, quando a pessoa está engasgada, principalmente com sólidos — pedaço de carne, sopinha de pão, ou brinquedinho que uma criança acabou engolindo, uma bolinha, bala, chiclete — esse objeto acaba saindo. Mas pode ser que não saia.”
Caso o objeto permaneça obstruindo as vias aéreas, o socorrista orienta:
“Você vai colocar essa pessoa um pouquinho pra frente e dar cinco tapas nas costas dela, bem no meio, entre as escápulas. Dê cinco tapas nas costas e já verifique se ela desengasgou. Caso não, você volta e repete o movimento das cinco compressões abdominais.”
Ele finaliza reforçando:
“Essa é a chamada Manobra de Heimlich, que mencionamos no começo, a manobra de desengasgo, que você pode fazer tanto em adultos quanto em crianças acima de um ano.”
A orientação é essencial para que mais pessoas saibam como agir em situações de emergência, salvando vidas enquanto o socorro especializado não chega.