Na tarde desta segunda-feira (23), uma operação da ROTAM resultou na prisão de quatro indivíduos, na apreensão de um adolescente e na retirada de uma criança de cinco anos de um ambiente de risco, em uma residência localizada na Rua José Ciappina, no Jardim Ponta Grossa, em Apucarana.
Durante patrulhamento no Núcleo Habitacional Marcos Freire, as equipes da ROTAM visualizaram um homem em atitude suspeita que correu ao notar a aproximação da viatura, entrando na área externa de uma residência já conhecida por denúncias anônimas relacionadas ao tráfico de drogas. Diante da fundada suspeita, os policiais adentraram o quintal e, ao passarem por uma das janelas da casa, flagraram quatro indivíduos manuseando e embalando entorpecentes.
Com o apoio de outra equipe da ROTAM, os policiais entraram no imóvel e localizaram no interior:
-
E—– (19 anos)
-
K—– (18 anos)
-
G—– (47 anos)
-
Ka—– (15 anos, adolescente apreendido)
-
Si—– (49 anos), responsável pela residência
-
Uma criança de cinco anos e seu irmão
Durante a ação, foram apreendidos:
-
1,475 kg de maconha (fracionada e pronta para venda)
-
28 eppendorfs com cocaína (22,1g)
-
31 porções de crack (6,1g)
-
R$ 32,00 em dinheiro
-
Entorpecentes também foram localizados dentro de um veículo estacionado no quintal
A equipe do canil foi acionada, utilizando os cães de faro Buddy e Rinti, que auxiliaram nas buscas por mais ilícitos, porém nada adicional foi encontrado.
Diante da presença da criança em situação de vulnerabilidade, o Conselho Tutelar foi acionado, comparecendo ao local a conselheira, acompanhada da avó materna , que assumiu a guarda da menor.
Todos os envolvidos foram algemados conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do STF, com o objetivo de evitar fugas e garantir a segurança dos agentes. Os detidos, juntamente com os entorpecentes apreendidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Apucarana, onde responderão pelos crimes relacionados ao tráfico de drogas e, possivelmente, à associação criminosa.