Diante do alarmante índice de vacinação infantil contra a gripe influenza no Paraná, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana anunciou, nesta quarta-feira (21), a adoção da estratégia “extra muros” para ampliar a cobertura vacinal na região. A medida visa intensificar a imunização de crianças com menos de 12 anos, diante do agravamento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas unidades de saúde.

Segundo o diretor da 16ª RS, Lucas Leugi, a decisão foi tomada após reuniões realizadas em Curitiba com representantes das Regionais de Saúde e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. Durante os encontros, o secretário manifestou forte preocupação com o baixo percentual de crianças vacinadas: apenas 18% do público-alvo foi imunizado até o momento.

“A partir de agora, vamos mobilizar os secretários municipais de saúde para colocar em prática ações de vacinação fora das unidades tradicionais, em locais de grande circulação de pessoas, como praças, supermercados e shoppings”, afirmou Leugi.

A proposta da vacinação “extra muros” é uma resposta à baixa adesão da população, especialmente do público infantil, que tem sido a faixa mais afetada. De acordo com dados repassados pela Regional, 80% das doses de vacina já foram distribuídas aos 17 municípios sob sua jurisdição.

Ainda segundo Leugi, o número de mortes entre crianças preocupa. “Onze crianças já morreram neste ano no Paraná em decorrência de síndromes respiratórias agudas. Precisamos agir com eficiência para evitar a progressão desses casos”, alertou.

O diretor também destacou que a disseminação de informações falsas sobre vacinas tem sido um dos principais entraves à imunização. “Infelizmente, as fake news continuam prejudicando o avanço da cobertura vacinal em todo o Estado. É preciso reforçar a conscientização dos pais e responsáveis”, ressaltou.

A Regional de Saúde reforça que a vacinação contra a influenza é segura, gratuita e fundamental para prevenir complicações respiratórias graves, principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: