Em um comunicado importante à população, o chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi, fez um apelo enfático para que a comunidade busque a vacinação contra a Influenza e a Covid-19, após a divulgação dos preocupantes dados do último levantamento do Civep-Gripe. Confira, na íntegra, a fala de Lucas Leugi, que reforça a gravidade do momento e a necessidade da conscientização coletiva:
“Infelizmente, no último levantamento realizado pelo Civep-Gripe, publicado na data de ontem, a 16ª Região de Saúde do Paraná foi a que confirmou o maior número de casos de síndromes respiratórias agudas graves: 158 casos e 16 óbitos também confirmados.
48% desses casos são das últimas quatro semanas, de onde a gente vem cobrando e insistindo, de fato, na vacinação — vacinação contra a influenza, vacinação contra a Covid — porque esses quadros podem evoluir e se tornar uma pneumonia que pode levar a óbito.
Então, agora é o momento de a gente batalhar e fazer com que essa vacinação aconteça.
Quero passar aqui os dados, para que vocês, moradores dessas cidades, fiquem alertas e façam, principalmente, o papel de conscientização da vacina. A vacina está disponível nas UBSs, em toda a rede municipal de saúde dos municípios da 16ª, e é necessária a vacinação.
Vamos aos dados que eu quero passar:
Apucarana totaliza 53 casos de síndrome respiratória aguda grave, enquanto Arapongas registra 31 e Jandaia do Sul, 38 casos. São os municípios aqui da nossa regional com o maior número de casos.
Quero também passar os óbitos, informando as cidades que já confirmaram mortes, para que você tenha a noção, a convicção de que é necessário a gente salvar vidas vacinando as pessoas.
Então:
Apucarana já confirmou quatro mortes;
Arapongas, quatro mortes;
Cambira, uma morte;
Faxinal, duas mortes;
Jandaia do Sul, duas mortes;
Marilândia do Sul, uma morte;
São Pedro do Ivaí, duas mortes.
Duas dessas mortes são de menores de 6 anos; 14 delas, de maiores de 60 anos.
Por isso, o público prioritário tanto é a criança como o idoso. Vamos salvar vidas e conscientizar as pessoas da importância das vacinas.
Isso é uma questão de saúde pública, mas, muito mais do que isso, uma questão de conscientização.” — concluiu Lucas Leugi.
A fala do chefe da 16ª Regional de Saúde reforça o apelo às famílias para que levem crianças e idosos às unidades de saúde, evitando que casos graves se transformem em tragédias. A vacinação está disponível gratuitamente em todas as UBSs dos municípios da região.