Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, realizada na noite desta segunda-feira (14), o vereador Moisés Tavares destacou a aprovação, em segundo turno e por unanimidade, de seu projeto de lei que institui o Banco de Serviços Voluntários no município. A proposta tem como objetivo conectar pessoas dispostas a doar parte do seu tempo e habilidades com entidades sociais que necessitam de apoio.
“Esse projeto de lei estabelece no município de Apucarana o Banco de Serviços Voluntários. A gente precisa muito da ajuda da imprensa, da população que está nos acompanhando pela divulgação”, afirmou o vereador, reforçando o forte perfil solidário da cidade. “Apucarana tem uma veia social há muito tempo. As nossas entidades sociais, os nossos trabalhos voluntários nas pastorais, nas igrejas, nos clubes de serviço, nas escolas municipais… são muitas as iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas”, completou.
O projeto prevê a criação de um espaço específico dentro do site da Câmara Municipal, onde voluntários poderão se cadastrar informando seus dados, áreas de interesse e habilidades. Do outro lado, as entidades sociais também terão a possibilidade de registrar suas necessidades, como serviços na área contábil, jurídica, contação de histórias para idosos, pintura, apoio a crianças, meio ambiente e causa animal, entre outros.
“O nosso papel é fazer essa conexão entre pessoas que queiram ser voluntárias e as entidades que precisam. Muitas vezes, essas instituições não precisam de dinheiro, mas sim de recurso humano. É isso que estamos proporcionando com essa lei”, explicou Moisés Tavares.
O vereador também mencionou instituições como o Lar Sagrada Família como exemplo de locais que se beneficiarão do projeto, lembrando que muitos cidadãos procuram indicações de onde podem ajudar. “Quantas pessoas nos procuram pedindo indicação de alguma entidade social? Esse projeto visa fazer essa conexão. Nosso papel é conversar com essas pessoas, apresentar, trocar os contatos e permitir que as entidades cresçam seus trabalhos.”
Agora, com a aprovação final do projeto, o próximo passo é a sanção do prefeito e a regulamentação por meio de um ato da Mesa Diretora da Câmara. A partir disso, será disponibilizado o espaço no site para o cadastro dos interessados.
“Contamos com a participação da imprensa e de toda a comunidade para fazer o anúncio e a inauguração desse espaço. O processo para ser voluntário será simples, e nossa ideia é facilitar o contato entre quem quer ajudar e quem precisa dessa ajuda”, finalizou Moisés Tavares.