Imagem por: Lucas Leal/Canal 38

Um acidente registrado na tarde desta quarta-feira em Apucarana deixou um motociclista e uma criança feridos. A colisão aconteceu na rua Erasto Gaertner, esquina com a rua Ponta Grossa.

De acordo com informações apuradas no local pelo repórter Lucas Leal, do Canal 38, tanto a moto quanto a caminhonete seguiam no mesmo sentido, subindo a rua Erasto Gaertner. Conforme relatado pelo condutor da caminhonete, o motociclista tentou realizar uma ultrapassagem pela esquerda no momento em que outro veículo descia pela via contrária. Durante a manobra, o motociclista acabou colidindo contra o retrovisor da caminhonete, perdendo o controle da direção.

Com o impacto, o condutor da moto bateu com a cabeça no meio-fio, enquanto a criança que estava na garupa foi arremessada. Equipes do Corpo de Bombeiros (Siate) foram as primeiras a chegar no local e, devido à gravidade da situação, solicitaram o apoio da equipe avançada do Samu. Uma ambulância básica do Samu, que passava pela região, prestou os primeiros atendimentos à criança, que foi encaminhada ao Hospital da Providência.

O motociclista, pai da criança, sofreu um traumatismo craniano e foi atendido pela equipe do Siate, sendo transportado ao hospital acompanhado por um médico do Samu. A Polícia Militar também esteve presente na ocorrência e realizou o levantamento dos fatos para apuração das circunstâncias do acidente.

O sargento Nazarko, do Corpo de Bombeiros, falou sobre o atendimento:

“Entrou para nós uma solicitação de uma colisão entre uma motocicleta e um veículo no cruzamento dessas duas ruas, na localidade próxima à prefeitura. Chegando ao local, identificamos duas vítimas: o pai e o filho, que estavam na motocicleta e colidiram contra a caminhonete, vindo ao solo.

O pai apresentava lesões mais graves, com uma laceração no crânio e também um TCE moderado, como consideramos, onde ele apresentava uma amnésia lacunar, não se lembrando dos fatos. A criança, de 8 anos, que era o filho, estava do outro lado da via, provavelmente deambulou até lá, mas não temos essa informação confirmada. Ele estava no solo, apresentava hipotermia, mas estava consciente, orientado, com sinais vitais preservados. Assim como o pai, com sinais preservados, porém com essa lesão mais grave.

Quando a equipe chegou ao local, diante dessa cinemática, foi necessário o acionamento do suporte avançado do Samu. Essa cinemática, os ferimentos do pai e o excedente de vítimas também, nos levaram a acionar o médico para dar apoio. Ali precisaria de um tratamento médico para uma avaliação melhor e o encaminhamento hospitalar.

Essa laceração na região do crânio, apesar de ele estar com o capacete, provavelmente ocorreu devido a uma pancada. Provavelmente, fica a dica para os motociclistas fazerem o fivelamento do capacete corretamente, porque o mesmo pode se soltar no primeiro impacto e, no segundo impacto, ocasionar essas lesões em crânio, que são extremamente perigosas e representam risco à vida.

Conseguimos atendimento rápido, ainda bem que estavam todas as ambulâncias do Samu à disposição, e conseguimos deslocar as vítimas ao hospital, aos cuidados médicos.”

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: