Foi realizada na sexta-feira (13) em Apucarana a Operação Sinergia, uma ação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, envolvendo diversas forças de segurança com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo e garantir maior sensação de segurança à população.
O delegado da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, Marcus Felipe, destacou a amplitude da operação:
“É uma operação que está sendo deflagrada em todo o estado do Paraná, em diversos municípios, na verdade, do estado do Paraná. E ela tem por objetivo reforçar a segurança na data de hoje. É uma operação que vai contar com um efetivo enorme da Curitiba, região metropolitana, como falei, o interior do estado inteiro também participando dessa operação. As forças de segurança de todas as cidades, praticamente, aqui na nossa região, na 17ª Subdivisão Policial, também vão estar participando da cidade de Andirá do Sul, Ivaiporã, Faxinal e Grandes Rios. Assim, embarcando também na cidade de São João do Ivaí e Marilândia do Sul.
Como eu disse, é uma operação que tem por objetivo saturar a cidade, realizar o policiamento preventivo, o policiamento ostensivo, vão ser feitos também alguns bloqueios em avenidas para realizar abordagens de veículos suspeitos, tudo isso para trazer a sensação de segurança aos moradores, aos munícipes dessas cidades que estão sendo contempladas com essa operação na data de hoje.
É uma operação que está contando com a presença integrada da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Civil Municipal de Apucarana. Tem outras cidades que também têm a presença da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Penal. Ela é uma integração entre todas as instituições de segurança pública, com a finalidade de realizar esse policiamento ostensivo e preventivo, evitar a prática de crimes, prender criminosos que estejam na rua com mandados de prisão, cumprir mandados de ordens judiciais, garantindo a segurança pública dos munícipes de praticamente todo o estado do Paraná.
As pessoas de bem, aqueles que possam colaborar com as ações, é importante. A gente sempre pede, como eu costumo falar, a segurança pública é responsabilidade de todos. A sociedade civil pode também participar desse processo de segurança pública quando faz denúncias, quando comunica aos canais das instituições de segurança pública a prática de um crime, quando denuncia no 181, no 190, ou nos telefones das delegacias de polícia das respectivas cidades. Porque sempre que essas informações chegam até a polícia, as instituições de segurança pública vão qualificar a procedência dessas informações e, óbvio, confirmando a prática de crime, se busca a responsabilização dos criminosos.”
O tenente-coronel Robson Falk Vieira, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Apucarana, também destacou o objetivo principal da operação:
“Essa operação de Sinergia, determinada pelo secretário de segurança do estado do Paraná, está sendo realizada simultaneamente em várias cidades do estado do Paraná. O objetivo dela é justamente promover a sensação de segurança da população, demonstrando a força do estado, com todas as forças de segurança envolvidas. Aqui em Apucarana, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal atuam de forma integrada.”
“Na região toda são mais de 100 policiais atuando. A operação é importante justamente para restaurar a sensação de segurança da população. Sem a união de esforços entre as forças de segurança, a polícia não consegue trabalhar sozinha. A população deve se envolver com a segurança e nos trazer as informações que nós precisamos para poder fazer o nosso trabalho.”
O inspetor da Guarda Civil Municipal de Apucarana, J. Cláudio, ressaltou a participação da GCM na operação:
“Exatamente, como todas as forças de segurança aqui do nosso município, nada mais justo que a Guarda Municipal também estar participando desse evento. Haja vista que quem vai estar saindo afortunado aí é a população, população de bem. População essa que clama realmente por segurança. Agora estamos reunidos para que isso seja uma sensação mais ampla ainda de segurança para as pessoas de bem aqui do nosso município. Principalmente nos bairros, mas na área central também.”
A Operação Sinergia segue sendo realizada em todo o Paraná com ações preventivas, abordagens e fiscalização, visando ampliar a presença policial e combater a criminalidade em todas as regiões do estado.