Em um evento realizado na Praça Rui Barbosa, em Apucarana, nesta quarta-feira (21), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Comando de Missões Especiais (CME), lançou oficialmente a Operação Diakopi II. A iniciativa visa reforçar o combate à criminalidade nas regiões do Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais do Estado.

O termo “Diakopi”, que significa “interromper”, traduz o principal propósito da operação: identificar e interromper ações criminosas, com base em análises estatísticas e de inteligência, desarticulando organizações e indivíduos envolvidos em atividades ilícitas.

De acordo com o comandante de Missões Especiais da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, a operação foi planejada a partir de dados estatísticos e ações de inteligência, com foco na atuação em três Comandos Regionais da PM: o 3º CRPM, em Maringá, que abrangerá parte de sua área; o 2º CRPM, de Londrina; e o 4º CRPM, de Ponta Grossa. As ações se desenvolverão em rotas conhecidas pelo deslocamento de criminosos, especialmente ligadas ao tráfico internacional de armas e drogas.

O coronel destacou que, além do reforço no policiamento das cidades, o objetivo central é o combate ao tráfico internacional e a apreensão de armas e drogas. A escolha de Apucarana como local para o lançamento da operação se deu por sua posição estratégica: “Apucarana, por ser um polo e um local de fácil acesso e deslocamento para ambos os locais onde se realizará a operação, foi escolhida pelo comando da corporação para o lançamento”, explicou.

A operação não possui, neste momento, uma data definida para encerramento, uma vez que envolve uma série de ações de inteligência que podem ser antecipadas ou prolongadas conforme o desenvolvimento das atividades policiais.

O coronel Siloto enfatizou que a Polícia Militar está estruturada e empenhada em fortalecer a presença policial e combater a criminalidade: “Estamos envidando esforços junto com as unidades locais para justamente fortalecer ainda mais a presença policial e combater a criminalidade, especialmente o tráfico de drogas, tráfico de armas e o contrabando. A região é uma rota de deslocamento em direção ao estado de São Paulo, e, com a intensificação desse policiamento, necessariamente vamos combater esse tipo de ilícito”, concluiu.

A PMPR reforça que a Diakopi II representa o compromisso da corporação com uma atuação preventiva, repressiva e coordenada no enfrentamento à criminalidade, promovendo mais segurança à população paranaense.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: