O ex-prefeito de Arapongas e atual superintendente geral de apoio aos municípios do Paraná, Sérgio Onofre, comentou durante entrevista concedida ao apresentador Magalhães do Canal 38, sobre os avanços em obras de infraestrutura que prometem transformar a ligação entre Arapongas e Londrina.
Em sua fala, Onofre enfatizou a relevância regional das melhorias, que vão desde contornos rodoviários até recapeamento de estradas vicinais. Confira abaixo, na íntegra, a declaração do ex-prefeito:
“Nesse novo modelo de pedágio que está se instalando no Paraná, vai ser contemplado o contorno de Apucarana, o contorno de Califórnia, o contorno de Arapongas, que era para a Viapar fazer lá em 2018, que ela já recebeu esse contorno. Agora teve uma decisão da Justiça Federal e deu 90 dias para eles retomarem o contorno. Então, saindo esses três contornos, nós vamos desenvolver muito a nossa região.”
“Nós temos aí semana que vem uma reunião em Curitiba, eu, o prefeito Rafael Cita, e depois nós voltamos com uma reunião com o Tiago Amaral, para tentar recapiar e fazer o asfalto CBUQ nessa ligação aqui da estrada do assentamento. Falta cinco quilômetros para chegar em Londrina, que seria também para os estudantes de Apucarana que estudam em Londrina, um corredor que livraria essa passagem dentro de Arapongas, dentro de Rolândia e de Cambé. Então, diminuiria muito e facilitaria a vida do nosso povo.”
“Então, nós estamos indo semana que vem para Curitiba junto com o Rafael e vamos reivindicar esse recape da pedra irregular e também vamos falar com o Tiago para dar continuidade nos 5 quilômetros que faltam para ligar na estrada de São Luís lá em Londrina.”
“Olha, só para você ter uma ideia, essa estrada que liga de frente a Nortox lá em Londrina, que já está com a pedra irregular feita, que o Rafael está reivindicando para recapiar com o CBUQ, e vamos falar com o Tiago para ele fazer esses pedaços também, nós vamos ter 17 quilômetros para chegar em Londrina. Então, encurta a distância, dá mais segurança para o nosso povo e nós evitamos esse trânsito de passar dentro das cidades.”
“Então, eu acredito que isso aí é uma conquista, tanto do Rafael como do Tiago Amaral de Londrina, e quem vai ser beneficiado é toda a região. Não é uma obra para Arapongas, não é uma obra para Londrina, é uma obra para a região. E é isso que a gente tem que começar a pensar aqui no norte do Paraná. Nós somos muito fortes, o que nós precisamos é usar essa fortaleza que existe aqui na nossa região.”
Sérgio Onofre reforça a necessidade de pensar em infraestrutura com visão regional, promovendo integração, mobilidade e desenvolvimento conjunto para o Norte do Paraná.