Imagem por: William Brisida/Itaipu Binacional

Pintura é uma homenagem aos operários que ajudaram a construir Itaipu

Na tarde do último domingo (07), o diretor administrativo de Itaipu, Iggor Gomes Rocha, e o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Eduardo de Miranda, visitaram o Mercado Público Barrageiro para acompanhar a elaboração do mural do artista Eduardo Kobra, que ocupa a fachada do local. Ao final do encontro, Kobra autografou as guias que usou no projeto e presenteou os diretores.

Essa foi a primeira visita do artista a Foz do Iguaçu, a convite da Itaipu e do PTI. Ele ressaltou que tem convites para trabalhos em várias regiões do mundo, mas que escolheu vir a Foz justamente para fazer essa homenagem. “É sempre uma oportunidade, quando o meu trabalho é respeitado, quando o lugar é interessante. E aqui a gente está fazendo uma homenagem das mais justas possíveis. Todo mundo fala da usina de Itaipu, mas pouca gente fala de quem a construiu, os barrageiros”, disse.

Durante sua estadia na fronteira, Kobra visitou as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e a própria Itaipu, onde teve a oportunidade de conversar com um dos barrageiros que ajudaram na construção da Usina.

“A gente vê a foto, mas quando a gente chega [na usina], percebe que é gigantesca! Uma obra faraônica mesmo, mais de 40 mil homens para construir, realmente muito impressionante. Foi muito legal ouvir as histórias, os bastidores”, disse o artista.

“A gente conhece o trabalho do Kobra no Rio de Janeiro, nas grandes cidades do mundo, então, ter uma em Foz e Iguaçu é um presente para a população”, avaliou Iggor Rocha. “Quando a gente entregar o Mercado, entregaremos com ele esse mural, que vai ser um ponto de referência, um ponto turístico aqui da cidade.”

Já Eduardo de Miranda destacou que o mural será uma forma de valorizar os barrageiros que trabalharam na usina. “É o resgate da essência da Itaipu, resgate de quem construiu Itaipu e fez o que ela é hoje,” disse ele.

“Eu acho que, quando o mural for revelado, a população vai se emocionar bastante. É uma bonita homenagem a um público que ajudou a construir a cidade, ajudou a construir Itaipu. É um ponto de conexão da usina com a cidade”, completou o diretor administrativo da Itaipu.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: