A história de Caroline Rafaela, de 30 anos, moradora do Jardim Diamantina, em Apucarana, comove e escancara a dura realidade enfrentada por muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Sem água há cinco dias, com luz prestes a ser cortada e a geladeira praticamente vazia, Caroline vive com o filho de 8 anos em uma casa sem estrutura e pede ajuda.
A equipe de reportagem do Canal 38 esteve na residência nesta terça-feira e constatou de perto a precariedade do local: a geladeira com apenas dois potes vazios de margarina, o fogão sem alimento nas panelas, e a dispensa praticamente sem mantimentos. “Minha amiga me deu essa meia agora há pouco. É a única que tenho. Só tenho essa blusa de frio, e meu filho também tem poucas roupas”, relatou Caroline, emocionada.
Além da situação financeira crítica, Caroline enfrenta problemas de saúde. Após a perda da mãe, desenvolveu um quadro de depressão e ansiedade que comprometeu sua mobilidade. “Eu comecei a descontar na comida, engordei muito e agora não consigo mais me locomover direito. Só consigo andar dentro de casa, do quarto paro banheiro, da sala pra cozinha. Tenho que fazer tudo sentada”, explicou.
O impacto do estado físico e emocional tem afetado diretamente a criação do filho. Caroline deixou de estudar para cuidar do menino e afirma não conseguir sequer participar das atividades escolares por causa das dificuldades de locomoção. “Eu não consigo ir ao mercado, nem à escola do meu filho. Canso muito rápido, fico sem ar”, lamentou.
A residência onde vivem mãe e filho também está em péssimas condições. Paredes com buracos permitem a entrada de vento, agravando o sofrimento com o frio. A caixa d’água está no fim, e a conta de luz acumulada ameaça deixar o local às escuras. Sem nenhum benefício fixo ou auxílio suficiente, Caroline recorre à solidariedade.
Para quem deseja ajudar, qualquer tipo de doação é bem-vinda: alimentos, roupas de frio, cobertores, produtos de higiene ou valores simbólicos.
Contato para doações:
Telefone/WhatsApp: (43) 9 9636-8991
Chave Pix: [email protected] (Caroline Rafaela Nascimento)
Endereço: Rua República Dominicana, nº 33, Jardim Diamantina, Apucarana (PR)
A reportagem será acompanhada pelas próximas semanas, com o objetivo de mobilizar a comunidade e também sensibilizar o poder público. Que essa história seja um chamado à empatia, à ação e ao compromisso coletivo de olhar com mais atenção para quem precisa.