O chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi, fez um apelo enfático nesta segunda-feira (19) aos pais e responsáveis para que levem suas crianças aos postos de vacinação contra a gripe influenza. O pedido veio após levantamento de dados solicitado pelo secretário estadual de saúde, Dr. Beto Preto, revelando uma preocupante baixa cobertura vacinal entre o público infantil.
“Já distribuímos mais de 80% das vacinas destinadas à nossa regional, mas infelizmente, apenas 18% das crianças menores de 12 anos foram vacinadas”, alertou Leugi. A campanha tem como objetivo proteger o público-alvo da influenza, que pode evoluir para casos graves de síndrome respiratória aguda.
De acordo com o levantamento feito nesta segunda-feira, o número de doses aplicadas está aquém do esperado, especialmente entre as crianças, que compõem um dos grupos mais vulneráveis à doença. No Paraná, já foram registradas 11 mortes em decorrência da influenza apenas neste ano.
“Não queremos que mais uma criança morra por conta da falta de vacinação. É a vacina que vai fazer com que a criança não adoeça e possa se salvar dessas síndromes respiratórias agudas”, reforçou o chefe regional.
A orientação da 16ª Regional de Saúde é que pais procurem as unidades básicas de saúde mais próximas para imunizar seus filhos o quanto antes. A vacina é gratuita e está disponível em todos os municípios da região.