O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio do Juízo da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana, divulgou um edital na sexta-feira (07) que alerta os eleitores dos municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi sobre a possibilidade de cancelamento de suas inscrições eleitorais.

O comunicado é destinado às pessoas que deixaram de votar nas três últimas eleições. Até o dia 19/05/2025, deverão comparecer ao Cartório Eleitoral ou acessar o autoatendimento eleitoral para proceder a regularização, sob pena de cancelamento da inscrição eleitoral.

De acordo com o edital nº 080/2025, disponível para consulta pública no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aqui, os eleitores que não comparecerem ao Cartório Eleitoral para comprovar o exercício do voto ou realizar a regularização necessária terão suas inscrições canceladas automaticamente. A medida está prevista nos artigos 7º, § 3º, e 71, inciso V, do Código Eleitoral, bem como nos artigos 130 e 131 da Resolução TSE nº 23.659/2021.

O edital esclarece que o documento será amplamente divulgado para que todos os interessados possam ter conhecimento da situação e evitar o cancelamento de sua inscrição eleitoral. A publicação será feita nos locais de costume e também divulgada por diversos meios de comunicação locais.

O objetivo da publicação é garantir que nenhum eleitor seja prejudicado por falta de informação. Os interessados devem procurar o Cartório Eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, localizado na Rua Urânio nº 880, em Apucarana, para regularizar sua situação.

Eleitores em situação irregular devem agir com rapidez para evitar possíveis problemas relacionados ao exercício de seus direitos eleitorais.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: