Na tarde desta quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Arapongas sediou o lançamento oficial da campanha “Junho Violeta”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate à violência contra a pessoa idosa.
A campanha, realizada com o apoio da Procuradoria do Idoso e da Prefeitura Municipal, marca o início de uma série de ações ao longo do mês, voltadas para a promoção do respeito, dignidade e valorização das pessoas idosas.
Durante o evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Nicke, destacou a importância da campanha e o papel fundamental da Procuradoria do Idoso, conduzida pelo vereador Levi Xavier. “Pois é, nós temos algumas procuradorias aqui dentro da Câmara de Vereadores e uma delas é a do Idoso, que tem como procurador o vereador Levi, que tem feito um grande trabalho auxiliando, divulgando e orientando no sentido de apoio psicológico, atividades de lazer, para que os idosos não se sintam obsoletos.
O trabalho que o Levi tem feito é exemplar dentro da Procuradoria e hoje, aqui na Câmara Municipal, temos praticamente o lançamento da campanha Junho Violeta, justamente para poder prestigiar os nossos idosos. O Levi vai poder falar um pouco mais do que nós vamos fazer hoje aqui e do que ele tem feito para a nossa população idosa”, afirmou Nicke.
Em seguida, o vereador Levi, responsável pela Procuradoria do Idoso, reforçou o objetivo da campanha e revelou a programação planejada. “Hoje é apenas o pontapé, terão outros eventos durante o mês. Estamos aqui lançando oficialmente na Câmara, eu como procurador do idoso, instituído pelo nosso presidente Nick, sobre a conscientização da não violência ao idoso. O idoso que fez muito por nós, nós precisamos devolver a eles com carinho, precisamos devolver flores, gratidão por tudo que eles fizeram. Então hoje é um lançamento, um lançamento para dizer assim: a gente não viu ainda na nossa cidade alguém mexer com esse nicho, colocar a sociedade sabendo que existe a violência. A gente sabe, às vezes, a violência não é só um tapa. Não é só um empurrão físico, a violência é quando não se oferece nada para eles. Esta Câmara está oferecendo um procurador, então isso é conscientizar, é combater a violência.”
Levi também detalhou a programação do evento. “Hoje nós vamos ter o doutor Luiz falando sobre osteoporose, a delegada Camilla falando sobre os direitos dos idosos, o nosso secretário de segurança estará presente, o nosso prefeito, e nós trouxemos aqui alguns idosos. Tivemos que pegar um pouco de cada local, dos CCIs, com o apoio da Secretaria de Esporte, onde eles fazem atividade física, para que aqui possamos dar o start, o início. Mas nós vamos ter vários eventos durante o mês para dizer: o idoso aqui em Arapongas tem vez, aqui na Câmara tem quem cuida, quem zela e quem protege eles.”
O vereador ressaltou ainda a receptividade e carência dos idosos por iniciativas como esta. “Eles são receptivos porque eles estão carentes de eventos, carentes de ações. Então, quando você promove uma ação simples que seja, de tirá-los lá do bairro onde moram e trazê-los para o centro… No último evento que fizemos, tínhamos aqui 122 idosos, sendo que 125 nunca tinham pisado na Câmara Municipal. Não pode! A Câmara é do povo, então eles têm que vir conhecer, porque ajudaram a construir isso aqui, ajudaram a construir essa história, fazem parte do nosso povo, da nossa cidade dos passarinhos. Então tudo que a gente oferece para eles, às vezes achamos que é pouco, mas é muito para eles. Você vai poder ver a alegria. E nós vamos finalizar, porque tudo com idoso tem que ter festa e tem que ter alegria, com um grupo de idosos que vai cantar e tocar músicas do tempo deles. Nós somos preocupados em não deixar acontecer violência com eles, mas também levar alegria, porque eles merecem e precisam disso.”
O prefeito Rafael Cita também marcou presença, destacando a importância da campanha e das ações preventivas. “Com certeza! O mês criado pelo vereador Levi é o mês de conscientização e combate contra a violência aos idosos, seja violência física, psicológica… até mencionei na minha fala ali que geralmente é uma violência que acontece até dentro de casa, pelos próprios familiares. Então é para chamar a atenção da sociedade a respeito desse fato que infelizmente acontece, para a gente estar atento e observar bem essas questões.”
Cita ainda enfatizou o aparato de segurança e conscientização existente na cidade. “Aqui em Arapongas a gente está muito bem servido, tanto na parte da conscientização quanto também na questão da punição, com a Delegacia da Mulher e a Polícia Militar. A gente tem uma atividade policial muito ativa. Tem a Delegacia da Mulher, que trata também dessas questões dos idosos e tudo mais. Só que eu acho que o foco maior da campanha é com relação à prevenção: deixar o idoso informado a respeito dos direitos que detém. Vai ter uma palestra com a doutora Camilla, que é delegada, e vai ter uma palestra com o doutor Gustavo, que é médico, então é para deixar o idoso por dentro, para saber o que seria uma violência, quais são os direitos e como buscá-los. É um evento muito importante que inicia um mês com várias atividades para essa conscientização.”
A delegada Camilla Costa, uma das palestrantes, explicou a importância da sua participação e da temática que abordaria. “A gente comemora agora no mês de junho o Junho Violeta, que é o mês de combate à violência contra os idosos, uma violência muitas vezes silenciada e que não chega ao conhecimento dos idosos sobre os direitos que eles têm. Então, a minha fala vai ser mais nesse sentido: alertar sobre as medidas cabíveis, onde procurar ajuda, quais são os crimes mais comuns que acontecem nessa faixa etária e, de fato, levar um pouco de esclarecimento sobre essas questões criminais, jurídicas e preventivas também no combate a esse tipo de crime.”
Camilla reforçou a necessidade de os idosos se informarem e buscarem ajuda. “É muito importante que eles, mesmo com mais idade, entendam que essa violência ainda existe. Quando a gente fala de idoso, hoje em dia é uma pessoa que tem 60 anos, não mais é uma pessoa debilitada, que não tem condições de procurar ajuda ou apoio. Então a gente quer levar mesmo a conscientização dos direitos e que eles tenham a capacidade de buscar ajuda e serem ajudados de forma autônoma.”
Já o médico ortopedista Dr. Gustavo Ribeiro, especialista convidado para a palestra, destacou a importância do tema que abordaria: a osteoporose. “Primeiramente, gostaria de agradecer esse convite para falar nesse importante evento da conscientização contra a violência do idoso. O tema de hoje vai ser sobre a osteoporose, que tem um impacto socioeconômico importante no Brasil e no mundo. É uma doença muito prevalente entre os idosos e a consequência da osteoporose, que é a fratura óssea, causa um impacto importante e negativo na vida do idoso.”
Questionado sobre a importância de campanhas como o Junho Violeta, Dr. Gustavo afirmou: “O primeiro passo para mudar uma sociedade é a conscientização. Primeiramente, conscientizando a sociedade é claro que vai ter um impacto positivo a médio e longo prazo.”
Ele ainda informou onde atende e como a população pode encontrá-lo. “Eu atendo aqui no Hospital Honpar, Hospital João de Freitas. Estou aqui praticamente a semana toda e, claro, nas minhas redes sociais também: GustavoRibeiro.ortopedia, através do Instagram e também pelo e-mail [email protected].”
Ao final do evento, ficou evidente o compromisso das autoridades municipais, profissionais de saúde e segurança, bem como da própria sociedade civil, com a promoção de um envelhecimento mais digno, respeitoso e seguro.
O Junho Violeta segue com programação intensa em Arapongas, reafirmando que os idosos têm vez, voz e proteção.