O lateral-direito apucaranense Vitor Henrique Cretuchi, conhecido como Vitinho, de 17 anos, assinou contrato nessa terça-feira (01), em Roterdã, com o Feyenoord, clube tradicional da Holanda. O jovem atleta estava defendendo a equipe sub-17 do Laranja Mecânica, de Arapongas.
“A negociação foi feita numa parceria com o Laranja, que hoje tem revelado muitos jogadores para o futebol europeu. O time de Arapongas é um clube formador de atletas e tem uma estrutura fantástica”, disse Emílio, pai de Vitinho.
O novo reforço do Feyenoord se apresentou nessa terça-feira, com o objetivo de conquistar títulos na categoria sub-19 e o mais breve possível subir ao time profissional. “Agradeço pela oportunidade e estou muito feliz por defender este grande clube do futebol da Holanda. Será uma honra em poder vestir essa camisa, admiro muito esse clube vitorioso e tenho certeza que vou evoluir na carreira”, destaca Vitinho.
A equipe sub-19 do Feyenoord está disputando a Liga dos Campeões da Europa e terá Vitinho como reforço nos próximos dias.
O jovem iniciou a carreira jogando futsal em Apucarana com seis anos de idade na equipe do Clube 28 de Janeiro, do técnico Marcos Rogério de Souza, o Tubarão. Também em Apucarana, mas já no futebol fez parte do Projeto Gol na Vida, do professor Oscavo de Paula e Silva.
Na seqüência da carreira atuou nas categorias de base do Grêmio, de Porto Alegre, sendo campeão estadual e ganhando títulos internacionais em torneios realizados no Uruguai e na Argentina. Já nos últimos seis anos defendeu o Laranja Mecânica em competições regionais e estaduais.
O Feyenoord foi fundado no dia 19 de julho de 1908, sendo campeão da Liga dos Campeões na temporada 1969-1970 e tem 35 títulos nacionais. Jogadores holandeses de destaque como Cruyff, Koeman, Gullit e Van Persie atuaram pelo clube de Roterdã. Este último ex-jogador no primeiro semestre desse ano foi o técnico do sub-19 do time holandês e inclusive comandando o filho Shaqueel que será companheiro de Vitinho na seqüência da temporada.