Na tarde desta quarta-feira (11), um incêndio atingiu uma residência localizada na Avenida André Hernandes, esquina com a César Benatti, no distrito do Pirapó, em Apucarana. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas e, durante o atendimento, a equipe de resgate solicitou o apoio da ambulância do SAMU, já que a proprietária do imóvel passou mal devido ao susto e à fumaça.
De acordo com as informações iniciais, o fogo atingiu dois cômodos da casa. Um fogão e um botijão de gás foram rapidamente retirados do interior da residência, o que ajudou a evitar um agravamento das chamas. A princípio, havia a suspeita de que o incêndio tivesse começado no fogão ou no bujão de gás. No entanto, durante o atendimento, os bombeiros constataram a possibilidade de o foco inicial ter sido em um ventilador.
O Tenente Veronez, do Corpo de Bombeiros de Apucarana, explicou que, ao chegarem no local, as equipes já tinham a informação de que a vítima havia sido retirada da residência. Com isso, o trabalho concentrou-se no controle das chamas. A vítima já estava na casa de um vizinho, e o SIATE foi acionado apenas para atendimento devido ao susto. Foi constatado que ela não apresentava lesões ou queimaduras, mas, devido à inalação da fumaça, foi encaminhada para atendimento médico conforme orientação da regulação.
Segundo o tenente, o incêndio atingiu principalmente a sala e o quarto. Os demais cômodos apresentaram acúmulo de material, mas alguns pertences foram preservados. Não houve queima total da residência. As equipes atuaram rapidamente no controle das chamas, evitando que o fogo se alastrasse para os demais cômodos. Por se tratar de uma casa relativamente pequena e que não apresentava risco imediato de propagação para outras residências vizinhas, o trabalho foi concluído com agilidade.
Ainda conforme relatou o oficial, as primeiras informações de vizinhos indicam que o incêndio pode ter começado em um sofá, ao lado de uma tomada na sala. No entanto, devido aos danos causados, a origem exata ainda não pôde ser confirmada.
A vítima foi retirada da casa por um policial militar da reserva, que também acionou o Corpo de Bombeiros. Essa ação foi essencial e, possivelmente, salvou a vida da moradora. Segundo os vizinhos, ela ainda tentou apagar o fogo sozinha com copos d’água, mas, ao perceber a quantidade de fumaça, foi retirada rapidamente por pessoas que estavam próximas.
O trabalho dos bombeiros incluiu o combate ao fogo, o isolamento da área e o encaminhamento da vítima para avaliação médica. Após o atendimento, as equipes retornaram ao quartel.